Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

05 Setembro de 2018 | 18h25 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 18h24

RDC: Antoine Gizenga excluido das eleições presidenciais

Kinshasa - Após de Jean-Pierre Bemba, o Tribunal constitucional excluiu definitivamente a candidatura do antigo Primeiro-Ministro Antoine Gizenga, 91 anos, noticiou nesta quarta-feira, à televisão estatal RNTC, citada pela Juene Afrique.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Foto: ANGOP

Segundo à mesma fonte, foi igualmente excluida das presidenciais de Dezembro, a candidatura de Jean-Paul Moka.

O Tribunal confirmou na madrugada desta quarta-feira, a decisão da Comissão eleitoral nacional (Ceni), que tinha declarado no mês passado “inaceitável” o dossier da candidatura do antigo Primeiro-ministro Antoine Gizenga (2006-2008).

A mesma instância judicial responsabiliza o seu partido político, o Partido Lumumbista Unificado (PALU), por ter mandado assinar as fichas constitutivas do dossier por uma pessoa não qualificada. O próprio filho de António Gizenga, Lugi Gizenga, assinou essas fichas e as correspondências no lugar do seu próprio pai “o que contraria o que está estabelecido na lei eleitoral”, estima o tribunal.

A candidatura de um outro candidato às presidenciais de 23 de Dezembro, Jean-Paul Moka, foi igualmente rejeitada, “por falta de prova de pagamento dos 100 mil dólares de caução não reembolsáveis”.

Após das audiências sobre os contenciosos eleitorais junto do Tribunal constitucional, 21 processos de candidaturas às presidenciais foram no total confirmados. Porém , a lista definitiva será publicada a 19 de Setembro, em conformidade com o calendário eleitoral publicado pela Ceni.


 

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 04/09/2018 19:37:35

    Mali: Presidente Ibrahim Boubacar Keita investido para um segundo mandato

    Bamako - O presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, reeleito com 67,16 por cento dos votos no termo da segunda volta da eleição presidencial realizada a 12 de Agosto, foi investido nesta terça-feira, em Bamako, dando início ao seu segundo mandato, noticiou à Xinhua.

  • 03/09/2018 15:40:36

    Rwanda/Eleições: Cidadãos votam para as legislativas

    Kigali - Os Rwandeses foram chamados nesta segunda-feira às urnas para eleger os deputados do terceiro parlamento nacional desde as primeiras eleições do pós-genocídio, realizadas em 2003, noticiou à Xinhua.

  • 24/08/2018 17:35:09

    Zimbabwe: Tribunal confirma Emmerson Mnangagwa como presidente

    Harare - O Tribunal Constitucional de Justiça do Zimbabwe tornou público nesta sexta-feira, em Harare, o veredicto sobre as reclamações da oposição em relação aos resultados das eleições gerais de 30 de Julho e confirfmou Emmerson Mnangagwa, como presidente desse país da África Austral, noticiou a Prensa Latina.