Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

05 Setembro de 2018 | 18h25 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 18h24

RDC: Antoine Gizenga excluido das eleições presidenciais

Kinshasa - Após de Jean-Pierre Bemba, o Tribunal constitucional excluiu definitivamente a candidatura do antigo Primeiro-Ministro Antoine Gizenga, 91 anos, noticiou nesta quarta-feira, à televisão estatal RNTC, citada pela Juene Afrique.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Foto: ANGOP

Segundo à mesma fonte, foi igualmente excluida das presidenciais de Dezembro, a candidatura de Jean-Paul Moka.

O Tribunal confirmou na madrugada desta quarta-feira, a decisão da Comissão eleitoral nacional (Ceni), que tinha declarado no mês passado “inaceitável” o dossier da candidatura do antigo Primeiro-ministro Antoine Gizenga (2006-2008).

A mesma instância judicial responsabiliza o seu partido político, o Partido Lumumbista Unificado (PALU), por ter mandado assinar as fichas constitutivas do dossier por uma pessoa não qualificada. O próprio filho de António Gizenga, Lugi Gizenga, assinou essas fichas e as correspondências no lugar do seu próprio pai “o que contraria o que está estabelecido na lei eleitoral”, estima o tribunal.

A candidatura de um outro candidato às presidenciais de 23 de Dezembro, Jean-Paul Moka, foi igualmente rejeitada, “por falta de prova de pagamento dos 100 mil dólares de caução não reembolsáveis”.

Após das audiências sobre os contenciosos eleitorais junto do Tribunal constitucional, 21 processos de candidaturas às presidenciais foram no total confirmados. Porém , a lista definitiva será publicada a 19 de Setembro, em conformidade com o calendário eleitoral publicado pela Ceni.


 

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 01/02/2019 04:46:50

    Sudão: Al-Bashir diz que apenas eleições o podem tirar da liderança

    Cartum - O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, criticou quinta-feira última, as manifestações contra si, convocadas através de plataformas sociais na internet, assinalando que a mudança no poder apenas pode ser validada através de eleições.

  • 30/01/2019 07:57:42

    Nigéria: INEC credencia 144 grupos de observadores

    Abuja- A Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) na Nigéria credenciou 144 grupos de observadores que irão monitorar a condução das próximas eleições gerais no país.

  • 29/01/2019 17:25:02

    Registo eleitoral de sul-africanos em Angola começa em Fevereiro

    Luanda - O registo eleitoral dos cidadãos sul-africanos maiores de 16 anos residentes em Angola vai decorrer de 1 a 4 de Fevereiro próximo, anunciou hoje, em Luanda, à imprensa o embaixador da África do Sul no país, Mfana Phakola.

  • 28/01/2019 10:42:31

    Tshisekedi ordena detenção de polícia após repressão de manifestantes

    Kinshasa (Dos enviados especiais) - O novo chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, ordenou domingo a detenção de um oficial da Polícia Nacional implicado na repressão violenta, no mesmo dia, de uma manifestação de estudantes da Universidade de Lubumbashi (UNILU), que fez quatro mortos, incluindo três estudantes.