Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

05 Setembro de 2018 | 11h10 - Actualizado em 05 Setembro de 2018 | 11h10

Sudão do Sul: HCR facilita encontro sobre a paz em Cartum

Nova Iorque - Agência das Nações Unidas para os Refugiados (HCR) realizou terça-feira, em Cartum, uma reunião entre os dirigentes políticos do Sudão do Sul e representantes de refugiados do Sudão do Sul durante as principais conversões de paz.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uma das artérias da Cidade de Cartum

Foto: Francisco Miudo

A facilitação foi uma tentativa que visou  aumentar as possibilidades de acabar com a guerra civil no país, disse em comunicado, Arnauld Akodjenou, conselheiro especial do Alto – comissariado das Nações Unidas para os refugiados sobre a situação no Sudão do Sul”. 

Do encontro, participaram 18 refugiados do Sul do Sudão  idos da República Centro - Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Etiópia, Quénia, Uganda e o Sudão, os seis países que participaram nas negociações de paz de 30 de Agosto de 2018, em Cartum, com o objectivo de apresentarem os seus pontos de vista sobre o processo.

Desde o inicio do conflito em 2013, pelo menos 2, 4 milhões de pessoas fugiram do Sudão do Sul - a mais jovem nação do mundo - como refugiados, enquanto 1,8 milhões de refugiados foram desenraizadas no país. Os civis fugiram da extrema violência, violações dos direitos humanos e sofrimentos incalculáveis.

O Governo do Sudão do Sul e Autoridade inter-governamental para o desenvolvimento em África (IGAD) estão ajudar o HCR e seus parceiros a acolher os representantes dos refugiados durante a sua estadia em Cartum.

Assuntos Sudão do Sul  

Leia também