Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

19 Setembro de 2018 | 18h32 - Actualizado em 19 Setembro de 2018 | 18h32

Etiópia: Restabelecido acesso à internet móvel na capital

Addis Abeba - O governo etíope restabeleceu nesta quarta-feira, o acesso à internet móvel para os quase quatro milhões de residentes nesta capital, interrupção que se seguiu aos recentes distúrbios que causaram mais de 20 mortos, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

MAPA DA ETIOPIA

Foto: ANGOP

As autoridades não deram uma explicação oficial sobre o motivo da corte, a qual durou quase três dias, embora não ser a primeira vez que se recorre a estas medidas quando se regista algum descontrolo social.

Estima-se que a maioria dos mais de 50 milhões de usuários de telefones móveis na Etiópia navega em páginas web em grande parte ou exclusivamente através dos seus celulares.

A violência étnica mortal do final de semana, na cidade de Burayu, no interior de Addis Abeba, deixou também mais de dez mil deslocados internos.

Dias anteriores, a urbe viveu confrontos entre citadinos e jovens das áreas étnicas circundantes que afluiram à cidade para assinalar o regresso dos líderes da exilada Frente de Libertação Oromo (OLF).

A OLF tem estado a lutar durante anos pela auto-determinação do maior grupo étnico da nação, Os Oromos.

Os vídeos que circularam por Facebook mostrando cadáveres e propriedades saqueadas provocaram, segundo o diário The Ethiopian Herald, vivos protestos na segunda-feira.

Os manifestantes instam ao governo a tomar medidas e proteger os civis.

De acordo com as informações divulgadas, pelo menos cinco pessoas morreram como resultado das confrontações entre as forças de segurança e os citadinos.


 

Assuntos Internet  

Leia também