Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

18 Setembro de 2018 | 18h31 - Actualizado em 18 Setembro de 2018 | 18h30

ONU acolhe com satisfação reunião entre Djibuti e Eritreia

Naciones Unidas (Nova Iorque) - O secretário geral da ONU, António Guterres, acolheu nesta terça-feira, com satisfação, em Nova Iorque, a reunião entre o presidente do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, e seu homólogo da Eritreia, realizada a 17 de Setembro, em Jeddah, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Guterres - Secretário-geral da Onu

Foto: KENA BETANCUR

Num comunicado, Guterres expressou confiança em que este encontro seja mais um passo na consolidação dos recentes entendimentos em matéria de paz e segurança na região do denominado Corno de África.

Também espera que a reunião entre os dignatários de Djibuti e Eritreia inicie um processo para resolver todos assuntos pendentes entre os dois países e que conduza à paz, estabilidade e desenvolvimento da região.

O titular da ONU aprecia a direcção do rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, e do príncipe herdeiro, Mohamed bin Salman Al Saud, e seus esforços destinados a facilitar o diálogo entre os líderes de Djibuti e Eritreia, indica o documento.

Há mais de 10 anos começava o conflito entre Djibuti e Eritreia, cuja origem radica em uma disputa fronteiriça sobre o estado da montanha Dumeira e a ilha do mesmo nome, que têm sido reclamadas por ambas nações.

Em Julho passado, o embaixador de Djibuti junto da ONU, Mohamed Siad Doualeh, solicitou uma reunião entre as partes com o objectivo de resolver a disputa com Eritreia.


 

Assuntos ONU  

Leia também
  • 04/01/2019 13:31:51

    Somália pede à ONU que se abstenha de intervir nos seus temas internos

    Nações Unidas - A Somália reivindicou quinta-feira (3) ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que se abstenha de interferir nos seus assuntos internos, após ter expulso o emissário da ONU que questionou a decisão do governo de Mogadíscio de deter um ex-shebab candidato numa eleição regional, informou a AFP.

  • 31/12/2018 15:32:46

    A adesão da Etiópia termina no Conselho de Segurança da ONU

    Addis Abeba - A Etiópia mantém hoje o seu mandato como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, após dois anos de negociações para a paz mundial e o desenvolvimento das nações africanas.

  • 19/12/2018 12:15:27

    Grupos armados em Tripoli apoiam Plano de Paz da ONU

    Tripoli - Grupos armados e batalhões militares na capital líbia, Tripoli, uniram em "Força de Protecção de Tripoli", prometendo rejeitar o recurso à força para obter ganhos políticos e apoiar o Plano de acção do emissário das Nações unidas à Líbia, Ghassan Salamé.

  • 04/12/2018 19:47:15

    Ouattara diz ser orgulho ver a Côte D'ivoire no Conselho de Segurança

    Nova Iorque (Nações Unidas) - O presidente ivoriense, Alassane Ouattara, encontra-se desde segunda-feira, em Nova Iorque, onde participa num debate de alto nível, no quadro do mandato da Côte D'ivoire à presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, noticiou o Allafrica.