Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

20 Setembro de 2018 | 18h03 - Actualizado em 20 Setembro de 2018 | 18h03

Uganda: Autoridades preparadas para possível surto de Ébola

Kampala - O ministério ugandês da Saúde intensifica as actividades de preparação para um possível surto de ébola, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou nesta sexta-feira, o sitio digital allafrica.com, citado pela Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Uganda

Foto: Foto de Divulgação

Entre as primeiras medidas, destacam-se a vacinação dos trabalhadores da saúde da primeira linha e as populações de alto risco.

De acordo com o plano de contigência, os trabalhadores da saúde definirão várias categorias de pessoas com as quais tiveram contacto, incluindo familiares, vizinhos e amigos.

Esta estratégia de vacinação foi utilizada para a erradicação da varíola na década de 1970, tendo também ajudado o surto de ébola na África Ocidental e actualmente utiliza-se para controlar a enfermidade na República Democrática do Congo.

Segundo as autoridades sanitárias, serão importadas e administradas um total de três mil doses de vacina contra o ébola rVSV-ZEBOV, para um período estimado de seis meses.

Actualmente estão identificados 22 distritos considerados de alto risco, fazendo fronteira com a República Democrática do Congo.

As actividades incluem o rastreio de contactos e a atenção psico-social, a comunicação de riscos e a vigilância transfronteiriça.

No Congo foram notificados quase 150 casos de ébola, dos quais 111 estão confirmados e 97 morreram.

O epicentro do surto actual está próximo das fronteiras do Uganda, onde frequentes movimentos da população põem o país em alto risco.

Assuntos Doença  

Leia também
  • 20/09/2018 17:33:43

    Namíbia: País em alerta para lidar com cólera

    Windhoek - O ministério namibiano da Saúde e Serviços Sociais está em alerta para lidar com a cólera, em caso de que a mortal enfermidade infecciosa se extenda desde o vizinho Zimbabwe, indicou nesta sexta-feira, o diário nacional New Era, citado pela Prensa Latina.

  • 18/09/2018 16:11:51

    Zimbabwe: País necessita 57 milhões de dólares para conter surto de cólera

    Harare - As autoridades zimbabweanas anunciaram nesta terça-feira, em Harare, que o país necessita mais de 57 milhões de dólares para conter o surto de cólera que até ao momento matou 30 pessoas e lançou uma campanha para o angariamento de fundos, noticiou a Prensa latina.

  • 16/09/2018 12:52:47

    Zimbabué: Epidemia de cólera se alastra no país

    Harare - A epidemia de cólera cresce no Zimbabué e ameaça estender-se toda a capital, Harare.