20 Setembro de 2018 | 18h03 - Actualizado em 20 Setembro de 2018 | 18h03
Uganda: Autoridades preparadas para possível surto de Ébola
Kampala - O ministério ugandês da Saúde intensifica as actividades de preparação para um possível surto de ébola, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), destacou nesta sexta-feira, o sitio digital allafrica.com, citado pela Prensa Latina.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Mapa do Uganda
Foto: Foto de Divulgação
Entre as primeiras medidas, destacam-se a vacinação dos trabalhadores da saúde da primeira linha e as populações de alto risco.
De acordo com o plano de contigência, os trabalhadores da saúde definirão várias categorias de pessoas com as quais tiveram contacto, incluindo familiares, vizinhos e amigos.
Esta estratégia de vacinação foi utilizada para a erradicação da varíola na década de 1970, tendo também ajudado o surto de ébola na África Ocidental e actualmente utiliza-se para controlar a enfermidade na República Democrática do Congo.
Segundo as autoridades sanitárias, serão importadas e administradas um total de três mil doses de vacina contra o ébola rVSV-ZEBOV, para um período estimado de seis meses.
Actualmente estão identificados 22 distritos considerados de alto risco, fazendo fronteira com a República Democrática do Congo.
As actividades incluem o rastreio de contactos e a atenção psico-social, a comunicação de riscos e a vigilância transfronteiriça.
No Congo foram notificados quase 150 casos de ébola, dos quais 111 estão confirmados e 97 morreram.
O epicentro do surto actual está próximo das fronteiras do Uganda, onde frequentes movimentos da população põem o país em alto risco.
Assuntos Doença
Leia também
-
20/11/2018 18:03:28
RDC: Autoridades reforçam luta anti-ébola em Butembo
Kinshasa - As autoridades sanitárias enviaram nesta terça-feira, equipas suplementares para o reforço do combate da epidemia de ébola na cidade de Butembo, no noroeste da República Democrática do Congo, noticiou a Prensa Latina.
-
13/11/2018 16:35:25
RDC: Governo garante seguimento clínico aos sobreviventes de ébola
Kinshasa - Os sobreviventes da décima epidemia de ébola, que afecta actualmente o leste da República Democrática do Congo (RDC), terão seguimento clínico, biológico e psico-social do governo congolês, noticiou a Prensa Latina.
- 12/11/2018 18:17:29
Nigéria: Cólera contamina dez mil pessoas no noroeste do país
Abuja - Os sofrimentos da população no noroeste da Nigéria aumentaram nesta segunda-feira, com a detecção de pelo menos dez mil pessoas contaminadas com o vírus da cólera, confirmou uma entidade humanitária norueguesa, citada pela Prensa Latina.
-
17/10/2018 15:30:23
RDC: Congoleses vivem jornada sem mortos por Ébola
Kinshasa - Os congoleses viveram uma jornada sem mortos pela epidemia de ébola que sacode o leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou nesta quarta-feira, o ministério da Saúde do país, citado pela Prensa Latina.