Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Outubro de 2018 | 18h41 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 18h31

Moçambique: Publicado acordo militar entre governo e Renamo

Maputo - O memorando de entendimento militar entre o governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), assinado em Agosto passado, circula nesta quinta-feira na Internet, por ordem do presidente Filipe Nyusi, noticiou a Prensa Latina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa de Moçambique

Foto: Angop

Tal acordo foi alcançado a 06 de Agosto, na cidade da Beira, entre Nyusi e o coordenador da Comissão política da Renamo, Ossufo Momade, que substitui o falecido líder dessa força política, Afonso Dhlakama.

O pacto para desarmamento, desmobilização e reintegração dos homens armados foi o resultado de conversações directas de Nyusi com Dhlakama, que foram concluidas a 11 de Julho com Momade.

A publicação segue ao início do processo de desmobilização dos efectivos da Renamo, iniciado sábado passado e que deve durar 210 dias. O processo é seguido por peritos internacionais e pretende pôr fim aos confrontos armados entre a Renamo e a (Frelimo, no poder), que tiveram início em 2013.

O desarmamento da Renamo e sua integração nas Forças de Defesa e Segurança era o último acordo para o fim das negociações de paz, o primeiro, todavia, em execução, está relacionado com a descentralização do poder, cujos princípios se efectuaram quarta-feira, com à realização das quintas eleições autárquicas no país.

Assuntos Acordo  

Leia também
  • 31/10/2018 16:32:06

    Sudão do Sul: Líder rebelde presente aos festejos do acordo de paz

    Juba - O líder rebelde sul-sudanês, Riek Machar, ocupará o seu assento na tribuna desde a qual o seu rival, o presidente Salva Kiir, presenciará os festejos pelo o acordo de paz, que põe fim a devastadora guerra nesse país, noticiou a Prensa Latina.

  • 26/10/2018 16:19:48

    Sudão do Sul: Libertado grupo de prisioneiros políticos

    Juba - Um grupo de cinco prisioneiros políticos sul-sudaneses foi libertado, no âmbito do acordo de paz assinado em Agosto, cuja implementação está em curso, noticiou a Prensa Latina, citando fontes próximas do governo.

  • 24/10/2018 16:05:45

    Rcentro Africana: Grupos armados do oeste assinam acordo de paz

    Bangui - Cinco grupos armados assinaram domingo último, na cidade centro africana de Koui (extrêmo nordeste), um acordo de paz, com o objectivo de favorecer a livre circulação de pessoas e bens, soube nesta quinta-feira à Xinhua, de fonte local.

  • 22/10/2018 15:37:41

    Etiópia: Governo assina acordo de paz com influente grupo rebelde

    Addis Abeba - O governo etíope assinou um acordo de paz com a Frente de Libertação Nacional de Ogaden (ONLF), considerado como um dos grupos rebeldes mais activos e influentes do país, informaram nesta segunda-feira, fontes oficiais, citadas pela Prensa Latina.