Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Janeiro de 2019 | 19h06 - Actualizado em 14 Janeiro de 2019 | 09h41

RDC: Comissão Eleitoral pede à ONU apoio às autoridades eleitas no país

Nações Unidas - O Presidente da Comissão Eleitoral congolesa (CENI), Corneille Nangaa, pediu nesta sexta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que apoie as novas autoridades eleitas na República Democrática do Congo (RDC), e advertiu contra a anulação das eleições.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial do Edificio da Comissão Eleitoral na RDC

Foto: António Escrivão

"Agora temos um presidente eleito e as novas autoridades devem ser apoiadas pela comunidade internacional", disse durante um video-conferência com o Conselho de Segurança.

"Anular as eleições significaria que as instituições no poder continuariam", disse ainda, em alusão ao governo do presidente cessante, Joseph Kabila, que está no comando do país desde 2001.

A comissão eleitoral declarou o candidato da oposição Félix Tshisekedi como vencedor das eleições presidenciais de 30 de Dezembro na RDC, resultado questionado pelo Ocidente e pela Igreja Católica, muito influente no país.

A União Africana (UA) advertiu, por sua vez, que a contestação dos resultados precisa acontecer "pacificamente", e insistiu na necessidade de "consolidar a democracia e preservar a paz", segundo declarou o presidente Musa Faki Mahamat.

O resultado ainda pode ser apelado no Tribunal Constitucional, que deve publicar os definitivos em 15 de Janeiro, de acordo com o calendário eleitoral, que está três dias atrasado.

A posse está prevista para 18 de Janeiro, de acordo com esta agenda.
 

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 12/01/2019 10:01:45

    Egipto: País saúda bom desenrolar de presidenciais na RD Congo

    Cairo - O Egipto saúda o bom desenrolar das eleições presidenciais organizadas a 30 de Dezembro último, na RD Congo, cujos resultados foram divulgados quinta-feira, afirmou o porta-voz do Ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Hafeth.

  • 12/01/2019 09:51:42

    RDC: Martin Fayulu interpõe recurso contra resultados eleitorais na RDC

    Kinshasa - O candidato presidencial Martin Fayulu prometeu interpor recurso hoje, sábado, no Tribunal Constitucional, em Kinshasa, para contestar contra os resultados provisórios das eleições presidenciais de 30 de Dezembro último, na República Democrática do Congo (RDC).

  • 11/01/2019 19:25:45

    RDC: Fayulu afirma que venceu eleições com 61 porcento de votos

    Kinshasa - O opositor Martin Fayulu, oficialmente derrotado nas eleições presidenciais da República Democrática do Congo (RDC), afirmou nesta sexta-feira que venceu o pleito com 61 porcento de votos e anunciou que vai recorrer dos resultados diante da Corte Constitucional.