Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

14 Janeiro de 2019 | 19h29 - Actualizado em 14 Janeiro de 2019 | 19h29

Presidentes da África do Sul e de Moçambique reúnem-se em Maputo

Pretória - O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, viajou hoje para Maputo onde deverá manter encontro com o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, com uma agenda que inclui questões bilaterais, regionais e internacionais de interesse nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul

Foto: Alberto Julião

Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi

Foto: Nelson Malamba

Um comunicado oficial da Presidência sul-africana enfatiza que a reunião entre os chefes de Estado destes países fronteiriços dá seguimento ao alto nível das relações bilaterais e visa fortalecer as excelentes relações que ambas as nações mantêm desde os anos da luta de libertação.

A nota oficial recorda que Moçambique foi um dos primeiros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a ser visitado por Ramaphosa logo após ter assumido a liderança sul-africano em Fevereiro do ano passado.

Nesse sentido, analistas em Pretória destacaram os excelentes laços económicos, políticos e culturais entre estas nações vizinhas.

Esta cooperação, precisaram, reflecte-se nos sectores da agricultura, arte e cultura, comércio e investimento, minas, finanças, telecomunicações, defesa e segurança, água, meio ambiente, transporte e imigração, assim como da ciência e tecnologia.

A delegação do presidente sul-africano integra as ministras da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, e da Segurança do Estado, Dipuo Letsatsi-Duba, e o titular da Polícia, Bjeki Cele.

Assuntos Moçambique   África do Sul  

Leia também
  • 05/02/2019 14:17:12

    Polícia moçambicana detém membros de grupos "perigosos"

    Maputo - O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, anunciou a detenção de vários membros "perigosos" de grupos que destabilizam o norte do país.

  • 02/02/2019 11:25:12

    Comércio entre Moçambique e Índia atinge 1,7 milhões de euros - diplomata

    Maputo - Moçambique e Índia atingiram em 2018 cerca de 1,7 milhões de euros em trocas comerciais, uma subida face aos 1,5 milhões no ano anterior, e há espaço para crescer, deu a conhecer o embaixador cessante da Índia em Moçambique.

  • 31/01/2019 10:44:06

    AI apela à investigação de ameaças contra activista moçambicana

    Maputo - A Amnistia Internacional (AI) pediu nesta quarta-feira ao Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que investigue as ameaças que estão a ser feitas nas redes sociais contra uma activista do Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana.

  • 30/01/2019 19:31:48

    África do Sul: Ramaphosa envia condolências ao povo filipino

    Cidade do Cabo - O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, endereçou nesta quarta-feira as suas condolências ao seu homólogo filipino Rodrigo Duterte e ao povo das Filipinas, na sequência dos ataques terroristas de domingo que deixaram 200 mortos e vários feridos, na catedral de Jolo, no sul das Filipinas.