Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

21 Janeiro de 2019 | 18h34 - Actualizado em 21 Janeiro de 2019 | 18h34

África do Sul vai apoiar Zimbabwe com créditos e redução da dívida

Pretória - O ministro sul-africano das Finanças, Tito Mboweni, anunciou hoje que o seu governo irá brindar ao Zimbabwe créditos a curto prazo e ajudará a nação vizinha a renegociar a sua dívida externa, de mais de sete mil e 400 milhões de dólares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da África do Sul

Foto: Divulgação

O avanço deste programa de ajuda foi revelado por Mboweni em entrevista ao jornal Daily Maverick e pretende apoiar o governo zimbabewano depois de o aumento do preço dos combustíveis anunciado a12 de Janeiro pelo presidente, Emmerson Mngnagwa, ter desencadeado protestos de rua que se tornaram violentos.

Segundo o ministro, os dois países encontram-se a analisar como trabalhar juntos para dar solução às dívidas do Zimbabwe com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e o Clube de Paris.

Disse também que abordou a possibilidade da África do Sul conceder um crédito que exceda o já existente, de cerca de sete milhões de dólares, desde que esta nação ofereça garantias adicionais.

Mboweni não especificou o montante do empréstimo, mas ressaltou que o Zimbabwe sempre tem liquidado as suas dívidas com a África do Sul.

Assuntos Zimbabwe   África do Sul  

Leia também
  • 05/02/2019 18:19:18

    Vice-presidente do Zimbabwe recebe tratamento na África do Sul

    Pretoria - O vice-presidente do Zimbabwe, Constantino Chiwenga, recebe tratamento médico num centro especializado na Cidade do Cabo, confirmou hoje a imprensa na capital sul-africana.

  • 30/01/2019 19:31:48

    África do Sul: Ramaphosa envia condolências ao povo filipino

    Cidade do Cabo - O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, endereçou nesta quarta-feira as suas condolências ao seu homólogo filipino Rodrigo Duterte e ao povo das Filipinas, na sequência dos ataques terroristas de domingo que deixaram 200 mortos e vários feridos, na catedral de Jolo, no sul das Filipinas.

  • 23/01/2019 19:20:21

    Morreu músico zimbabweano Oliver Mtukudzi

    Harare - A lenda do Afro-jazz zimbabweano, Oliver Mtukudzi, autor de 60 álbuns, morreu nesta quarta-feira aos 66 anos de idade num hospital de Harare, anunciou a imprensa local.

  • 22/01/2019 17:33:41

    Supremo Tribunal do Zimbabwe considera que bloqueio da internet é ilegal

    Harare - O Supremo Tribunal do Zimbabwe considerou ilegal o corte da internet no país, instaurado depois de vários dias de protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis, e ordenou que as ligações sejam repostas.