Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

24 Janeiro de 2019 | 16h27 - Actualizado em 24 Janeiro de 2019 | 16h27

Etiópia: Partes do conflito na região da Oromia cessam hostilidades

Addis Abeba - Os representantes do estado regional Oromia e da Frente de Libertação Oromo (OLF) chegaram hoje a um acordo de cessar-fogo na sequência do pacto de reconciliação assinado neste território da Etiópia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Etiópia

Foto: Divulgação

Rubricado na Universidade de Ambo, a aliança confirma os pressupostos de negociação acordados na terça-feira, quando ambas as partes realizaram a primeira ronda de um fórum previsto para resolver as suas diferenças.

Milkesa Mideksa, funcionário do estado regional, e Dawud Ibas, em nome da OLF, declararam perante os presentes que irão trabalhar juntos para evitar mais derramamento de sangue e avançar com celeridade até o estabelecimento definitivo da paz.

Líderes de Oromia e da OLF, representantes de partidos políticos, Abba Gadaas (hierarcas tradicionais oromos) e académicos, entre outros, testemunharam o acto formal na referida instituição de ensino de Ambo, localizada cerca de 119 quilómetros a oeste de Addis Abeba.

Segundo um comunicado oficial, na terça-feira foi criada uma comissão especial que irá facilitar as condições para a desmobilização, desarmamento e reintegração dos membros armados da OLF.

Assuntos Etiópia  

Leia também