Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

28 Janeiro de 2019 | 10h42 - Actualizado em 28 Janeiro de 2019 | 10h42

Tshisekedi ordena detenção de polícia após repressão de manifestantes

Kinshasa (Dos enviados especiais) - O novo chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, ordenou domingo a detenção de um oficial da Polícia Nacional implicado na repressão violenta, no mesmo dia, de uma manifestação de estudantes da Universidade de Lubumbashi (UNILU), que fez quatro mortos, incluindo três estudantes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Um comunicado oficial da presidência distribuído, em Kinshasa, salienta que o presidente Tshisekedi  “condena veementemente este acto ignóbil da parte de um oficial superior” da Polícia nacional e que as autoridades competentes vão abrir imediatamente um inquérito para apurar as responsabilidades.

A nota assinada pelo director do seu Gabinete, Vital Kamerhe, indica que, enquanto se aguarda os resultados do inquérito, o oficial da Polícia envolvido no incidente ficará sob custódia da Justiça militar, “a fim de enfrentar o rigor da lei”, enquanto é suspensa a decisão do ministro do Ensino Superior e Universitário que introduziu reajustes nas taxas académicas.

Por seu turno, o ministro em causa também “deverá ser ouvido sobre os factos para se determinar as responsabilidades”, refere a mesma nota citada pela imprensa local.

Os estudantes da UNILU saíram à rua domingo, em Lubumbashi, capital da província do Alto Katanga,  para reclamar pelo restabelecimento de água e eletricidade no sítio universitário, depois de três dias de corte.

A manifestação foi violentamente reprimida pela Polícia, resultando nas quatro vítimas mortais, dos quais três estudantes.

Assuntos Eleições  

Leia também