Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

05 Fevereiro de 2019 | 17h08 - Actualizado em 05 Fevereiro de 2019 | 19h52

BBC lança Prémio Komla Dumor 2019 de jornalismo africano

Londres - A Corporação Britânica de Radiodifusão (BBC) procura promover os profissionais do jornalismo africano através do seu Prémio Komla Dumor, que já vai na sua quinta edição, anunciou hoje o grupo britânico no seu site noticioso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa de África

Foto: Divulgação

Jornalistas de todo o continente estão convidados a apresentar as suas candidaturas para este prémio, que visa descobrir e promover novos talentos africanos.

O vencedor passará por estágio de três meses na sede da BBC em Londres, onde receberá treinamento junto de jornalistas e profissionais de imprensa com vasta experiência.

A data limite de apresentação de candidaturas está fixada para 26 de Fevereiro.

O prémio foi criado em homenagem a Komla Dumor, jornalista ghanense da BBC World News, que morreu subitamente aos 41 anos em 2014.

Este ano, o concurso será lançado oficialmente da cidade nigeriana de Lagos.

Este prémio será entregue a um profissional de destaque que resida e trabalhe em África e que combine sólidas competências em jornalismo, perícia em programas em directo e talento excepcional para tratar de assuntos africanos.

Além de passar tempo com a BBC em Londres, o laureado terá a oportunidade de viajar por África para contar uma história - e partilhá-la ao continente e ao mundo.

O jornalista queniano, Waihiga Mwaura, foi o grande vencedor da última edição do prémio no ano passado e elaborou uma reportagem no Togo, para o seu projecto principal, sobre jovens inovadores que transformam o lixo electrónico em impressoras e robôs 3D.

“Numa época em que o jornalismo imparcial e factual nunca se revestiu de tal importância, é importante que nos voltemos para os jornalistas que conhecem, compreendem e podem contextualizar os assuntos ligados à África para um público mundial que nos possa oferecer uma visão completa do que se passa no continente”, sublinhou o director da BBC World Service Group, Jamie Angus, antes do lançamento da presente edição do prémio.

"Todos os vencedores anteriores mostraram que são jornalistas de destaque e trouxeram inovações no modo de melhorar o seu engajamento com o público local", adiantou, antes de manifestar a sua satisfação em dar seguimento ao legado de Komla.

Foram vencedores das edições anteriores os seguintes jornalistas:

• 2015: Nancy Kacungira, Uganda
• 2016: Didi Akinyelure, Nigéria
• 2017: Amina Yuguda, Nigéria
• 2018: Waihiga Mwaura, Quénia

Assuntos África  

Leia também