Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Fevereiro de 2019 | 00h17 - Actualizado em 10 Fevereiro de 2019 | 00h16

Presidente da Assembleia Nacional Guillaume Soro demite-se na Côte d'Ivoire

Aibjdan - O presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) da Côte d'Ivoire, Guillaume Soro, apresentou sexta-feira a sua demissão, no termo de uma sessão extraordinária do Parlamento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"Quando chega a hora, não se precisa de um discurso", lançou Guillaume Soro de pé diante dos parlamentares que encheram o hemiciclo.

O doravante ex-presidente da Assembleia Nacional da Côte d’Ivoire revelou ter mantido várias audiências com o Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, para analisar a questão do seu compromisso político e a sua posição ideológica para com o RHDP unificado, uma coligação de partidos políticos da qual Alassane Ouatarra é o presidente desde 26 de janeiro de 2019.

Segundo Guillaume Soro,  a sua escolha de não se engajar no RHDP unificado não é um desafio, mas um desejo de harmonia entre os valores que ele defende e as suas convicções políticas.

Ele afirmou diante dos deputados que tinha "a escolha entre trair as suas convicções para salvar um posto confortável e não suportar ver-se no espelho ou demitir-se".

Para ele, nessas condições, não se demitir provocaria uma crise institucional. O ex-presidente da Assembleia Nacional também se posicionou em actor de paz.

Soro concluiu que ele se demitiu para não pôr em perigo a paz na Côte d’Ivoire, para descer do seu pedestal e partilhar as realidades do povo.

Assuntos África  

Leia também
  • 09/02/2019 23:38:36

    Burkina Faso nomeia nova chefia militar

    Ouagadougou - O Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, nomeou na quinta-feira novos responsáveis para chefiar as Forças Armadas nacionais, de acordo com um decreto presidencial.

  • 09/02/2019 21:20:00

    Egipto alberga Agência Espacial Africana

    Cidade do Cairo - O Egipto albergará a Agência Espacial Africana, segundo uma resolução adoptada, sexta-feira, pelo Conselho Executivo da União Africana (UA), anunciou o porta-voz do ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros, Ahmed Afedh.

  • 07/02/2019 18:55:29

    Arrancou sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana

    Addis Abeba - A 34ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africano (UA) arrancou hoje na capital etíope, Addis Abeba, para debater sobre os principais desafios nos 54 Estados membros, particularmente no que concerne à estabilidade, segurança e a paz nas suas fronteiras.