11 Fevereiro de 2019 | 11h10 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 11h08
Etiópia: Presidente Ramaphosa eleito presidente da UA para 2020
Addis Abeba - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, foi eleito presidente da União Africana (UA) para o ano 2020.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Bandeira da Etiópia
Foto: Tarcisio Vilela
A eleição dos novos membros da Mesa dos chefes de Estado da UA anunciada durante a cerimónia de abertura da cimeira, domingo, foi feita pelos embaixadores da UA acreditados em Addis Abeba.
O Presidente actual, o Presidente Sisi, o Presidente 2020 e a Mesa da cimeira formará o que é agora é conhecido sob o nome de Troika.
O recém-eleito Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, é o segundo vice-presidente, enquanto o Presidente nigerino, Mohammadou Issoufou, passarão a ser o terceiro vice-presidente, como representante da África Ocidental.
O presidente cessante e chefe de Estado do Rwanda, Paul Kagamé, será o relator, segundo a planificação feita pelo decano do corpo diplomático, em Addis Abeba.
Assuntos Etiópia
Leia também
-
11/02/2019 11:55:54
Etiópia: Quénia eleito para Conselho de Segurança e Paz da União Africana
Addis Abeba - O Quénia foi eleito nesta segunda-feira membro do Conselho de Segurança e Paz, através da sua ministra dos Negócios estrangeiros, Mónica Juma.
-
08/02/2019 18:45:23
Etiópia e Guiné-Conakry reforçam cooperação estratégica
Addis Abeba - Os governos da Etiópia e da Guiné acordaram na capital etíope em fortalecer a cooperação a nível estratégico, no âmbito do processo de consolidação das relações diplomáticas que gozam actualmente as duas nações africanas.
-
08/02/2019 16:57:53
União Europeia reafirma apoio às reformas na Etiópia
Addis Abeba - O comissário da União Europeia (UE) para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, reafirmou que a sua comunidade apoia as transformações em curso na Etiópia, anuncia hoje a imprensa deste país africano.