11 Fevereiro de 2019 | 19h19 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 19h19
Mais de 100 rebeldes rendem-se às autoridades no Níger
Niamey - Pelo menos 121 rebeldes nigerinos e o seu principal líder, Mahamat Tinaymi, renderam-se às autoridades no Níger, a quem entregaram nesta segunda-feira as suas armas durante um acto realizado na região de Dirkou.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Mapa do Níger
Foto: Divulgação
Segundo o site noticioso Allafrica, estes combatentes provêm do sul da Líbia onde se registam violentos combates que opõem os movimentos toubous dos homens do general Haftar.
“É salva-se quem poder diante do avanço das tropas do general Haftar no sul da Líbia. Há violentos combates entre os seus homens e os movimentos toubous armados que pululam na zona fronteiriça com o Níger”, indica o site.
A 03 de Fevereiro, os 121 homens que diziam pertencer ao Movimento pela Justiça e Reabilitação do Níger (MJON), um movimento não reconhecido pelo governo de Niamey, renderam-se com armas e trouxas aos soldados nigerinos baseados em Madama, primeiro posto avançado no extremo nordeste do país.
Tratava-se exactamente de Mahamat Tinaymi e de seus homens. O líder rebelde que, em 2017, ameaçava atacar, a partir da Líbia, as instalações petrolíferas da região de Kaouar.
Assuntos Níger
Leia também
-
17/12/2018 14:24:30
Níger: Forças de Defesa e Segurança matam quatro terroristas
Niamey - Quatro terroristas mortos e um outro capturado, no domingo, é o resultado de uma operação das Forças de Defesa e Segurança, que responderam ao rapto de um chefe tribal no departamento de Torodi (Sudoeste), fronteiriço com o Burkina Faso, soube à Xinhua de uma fonte de segurança, em Niamey.
- 13/12/2018 12:29:33
Níger: País beneficia de 19,5 milhões de dólares do FMI
Niamey - Dezanove milhões de dólares é o valor disponibilizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Níger, para consolidar a estabilidade macroeconómica.
- 23/11/2018 14:38:39
Níger: Atentado mata oito pessoas na região de Diffa
Niamey - Oito pessoas, incluindo sete funcionários nigerinos da companhia francesa FORACO morreram quinta-feira, vitimas de um atentado ocorrido em Toumour, região de Diffa (extremo Sudeste), infirmou o governador daquela zona, Mamane Bakabé.