Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Fevereiro de 2019 | 11h24 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2019 | 20h09

Níger: Sub-secretário de Estado americano visita país

Niamey, Níger - O sub-secretário de Estado americano para os Assuntos Políticos, David M Hale, é esperado esta terça-feira, em Niamey, para uma visita de 48 horas no Níger consagrada à situação de segurança no Sahel, indica um comunicado de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, em Niamey, citado pela PANA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do niger

Foto: angop



O embaixador Hale manterá discussões com o primeiro-ministro, Brigi Rafini, bem como com altos responsáveis do Governo nigerino centradas em questões de segurança no Sahel, revela a mesma fonte.

A agenda prevê também reuniões com os responsáveis do sector privado, os representantes dos programas de intercâmbio entre os Estados Unidos e África.

Os Estados Unidos reforçaram, nos últimos anos, a sua parceria militar com o Níger face a violência nas suas fronteiras norte, oeste e leste.

A 4 de Fevereiro, os americanos ofereceram às Forças Armadas nigerinas equipamentos de comunicação antiterrorista no valor de mais de nove biliões de francos CFA.

Já ofereceram ao Níger dois aviões de reconhecimento, bem como veículos blindados de transporte de tropas. Além disso, Washington construiu uma base de drones (aviões sem pilotos) em Agadez (norte) e reabilitou o aeródromo de Dirkou (nordeste).

Em matéria de ajuda ao desenvolvimento, o Níger beneficiou, em Janeiro de 2018, do Programa Compacto do Milennnium Challenge Account (MCA-Níger, 2018-2023) dos Estados Unidos, adoptado de mais de 250 biliões de francos CFA.

Assuntos Níger  

Leia também
  • 11/02/2019 19:19:11

    Mais de 100 rebeldes rendem-se às autoridades no Níger

    Niamey - Pelo menos 121 rebeldes nigerinos e o seu principal líder, Mahamat Tinaymi, renderam-se às autoridades no Níger, a quem entregaram nesta segunda-feira as suas armas durante um acto realizado na região de Dirkou.

  • 17/12/2018 14:24:30

    Níger: Forças de Defesa e Segurança matam quatro terroristas

    Niamey - Quatro terroristas mortos e um outro capturado, no domingo, é o resultado de uma operação das Forças de Defesa e Segurança, que responderam ao rapto de um chefe tribal no departamento de Torodi (Sudoeste), fronteiriço com o Burkina Faso, soube à Xinhua de uma fonte de segurança, em Niamey.

  • 13/12/2018 12:29:33

    Níger: País beneficia de 19,5 milhões de dólares do FMI

    Niamey - Dezanove milhões de dólares é o valor disponibilizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ao Níger, para consolidar a estabilidade macroeconómica.