Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Fevereiro de 2019 | 16h35 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2019 | 16h35

Sul-africanos recordam libertação de Nelson Mandela

Pretória - A África do Sul lembra hoje a libertação, há 29 anos, do malogrado líder anti-apartheid e primeiro presidente sul-africano negro, Nelson Mandela.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul

Foto: Afp

A 11 de Fevereiro de 1990, Mandela saiu da prisão Victor Verster da Cidade do Cabo e foi recebido pela sua então esposa Winnie Mandela e milhares de pessoas que o deram as boas-vindas numa cerimónia orientada pelo administrador da capital da província de Cabo Ocidental.

Uma nota do governo sul-africano precisa que Mandela passou 18 anos na prisão em Robben Island e um curto período em Pollsmoor, antes de passar os últimos 14 meses de reclusão em Victor Verster, rebaptizado de Drakenstein Correctional Center.

Condenado em Junho de 1964 a prisão perpétua, juntamente com outros líderes e activistas do Congresso Nacional Africano (ANC), Mandela foi eleito presidente deste movimento anti-apartheid, o qual se considera que abriu o caminho para a negociação, a reconciliação e a transformação desta Nação da África Austral.

Como resultado deste processo, o regime de segregação racial foi formalmente abolido em 1994, ano em que se realizaram as primeiras eleições gerais democráticas no país e resultou na eleição de Mandela como o primeiro presidente negro da África do Sul.

A nota governamental exorta, por outro lado, os sul-africanos a votar em massa nas eleições gerais marcadas para 08 de Maio.

“Precisamos de uma liderança em todos os níveis da sociedade que cumpra com as promessas de 1990”, sublinha o comunicado.

O ícone sul-africano nasceu a 18 de Julho de 1918 em Mvezo, uma pequena localidade da província do Cabo Oriental, e faleceu a 05 de Dezembro de 2013, em Joanesburgo.

Assuntos África do Sul  

Leia também
  • 08/02/2019 17:55:51

    Descoberta reserva de gás na costa sul-africana

    Pretoria - A confirmação da descoberta de reservas de gás pela empresa francesa Total em águas próximas à costa sul da África do Sul foi qualificada hoje por especialistas de grande importância para o desenvolvimento económico deste país.

  • 08/02/2019 09:43:07

    África do Sul: Presidente Cyril Ramaphosa anuncia eleições gerais para 8 de Maio

    Joanesburgo - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou quinta-feira, em Joanesburgo, que as eleições gerais terão lugar a 8 de Maio próximo.

  • 30/01/2019 19:31:48

    África do Sul: Ramaphosa envia condolências ao povo filipino

    Cidade do Cabo - O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, endereçou nesta quarta-feira as suas condolências ao seu homólogo filipino Rodrigo Duterte e ao povo das Filipinas, na sequência dos ataques terroristas de domingo que deixaram 200 mortos e vários feridos, na catedral de Jolo, no sul das Filipinas.