Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

01 Novembro de 2019 | 09h47 - Actualizado em 01 Novembro de 2019 | 13h25

RDC/AN: Ameaça de destituição da Presidente

Kinshasa - Deputados do Partido do Povo para a Reconstrução e a Democracia (PPRD) ameaçam destituir a presidente da Assembleia Nacional, Jeanine Mabunda, por incompetência, segundo a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa político-administrativo da RDC

Foto: António Escrivão

Alguns órgãos da imprensa congolesa indicam que os referidos deputados que acusam Jeanine Mabunda de falta de acção e de incompetência elaboraram uma moção de censura contra si, que pensam remeter à Assembleia Nacional na próxima semana.

Porém, a iniciativa é condenado pelo deputado Juvenal Munubo da plataforma CACH de Félix Tshisekedi.

Paralelamente, a senadora da Frente Comum para o Congo (FCC), Francine Muyumba, antiga presidente da União Panafricana da Juventude condenou aquilo a que considera “machismo” dos deputados.

“Não vamos deixar que o machismo” destitua uma mulher engajada, independente de espírito e carismática”, escreve Muyumba, na sua conta Twitter.

A plataforma FCC, liderada por Joseph Kabila e que indicou Mabunda ao cargo, mantém um mutismo total, numa altura em que a mesma confronta-se com o CATCH, aliado com o qual formou o governo, mas cuja visão sobre a governação da RDC é divergente.

Quinta-feira, mulheres da FCC de várias províncias congolesas manifestaram-se à favor de Mabunda, a primeira mulher a ocupar um cargo do género na RDC.

Com 500 deputados, a Assembleia Nacional da RDC tem como presidente, Jeanine Mbunda, e como primeiro vice-presidente Jean-Marc Kabund-a-Kabund (UDPS).

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 01/11/2019 10:54:49

    RDC/AN: Jaynet Kabila controla a comissão de defesa e segurança

    Kinshasa - Jaynet Kabila, irmã gémea de Joseph Kabila, foi eleita quinta-feira, 31 de Outubro, em Kinshasa, presidente da comissão de Defesa e Segurança da Assembleia Nacional que, segundo observadores, reforça o controlo pelo antigo chefe de Estado, do aparelho de segurança da República Democrática do Congo.

  • 24/10/2019 23:04:13

    RDCongo: Apoiantes de Kabila confiantes em nova candidatura

    Kinshasa - Os apoiantes do antigo Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo) Joseph Kabila afirmaram hoje (quinta-feira) que não há qualquer obstáculo na Constituição do país que impeça o anterior chefe de Estado de se candidatar em 2023.

  • 09/10/2019 12:33:00

    RDC: Chuvas torrenciais deixam três mortos em Kinshasa

    Kinshasa - Três pessoas morreram devido as chuvas torrenciais registadas na noite de quarta-feira em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), informou a polícia.