Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

08 Novembro de 2019 | 10h28 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 12h46

Benin: Presidente anuncia regresso da França das reservas de câmbio do franco CFA

Cotonou - O Presidente do Benin, Patrice Talon, anunciou quinta-feira, 07, ? o regresso da França, das reservas de câmbio do franco CFA?.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Benin

Foto: Divulgação

Sem se referir a um calendário preciso o chefe de Estado beninense, que falava à rfi e ao canal “France 24”, explicou que o banco central dos países africanos membros da União monetária Oeste Africana (UMOA) vai gerir a totalidade daquelas reservas de divisas, repartindo-as junto dos diversos bancos centrais parceiros do Mundo.

No entanto, ressaltou, que o modelo era mais “um problema psicológico do que técnico”.

No inicio de Outubro último, o ministro francês das finanças, Bruno Le Maire, declarou que Paris estava aberto à uma “ reforma ambiciosa do franco CFA.  

Esperamos que os 15 países que partilham esta divisa ligada ao Euro “ decidam o que querem”, numa altura em que a África Ocidental pensa criar a sua própria moeda única.

Estamos disponíveis e preparados, assegurou, no termo de uma reunião dos ministros das finanças e dos governadores dos países da zona franca.

Estabelecido em 1945, quinze anos antes das independências das antigas colónias francesas, o valor do franco CFA é actualmente indexado no Euro (1 Euro = 655,96 francos CFA), fazendo depender as economias dos países francófonos à política monetária europeia, uma situação regularmente considerada de “neocolonialismo”.

A zona da UMOA é composta por Benin, Burkina Faso e Côte d’Ivoire; Guiné-bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo.

Assuntos Benin  

Leia também
  • 02/08/2019 13:20:48

    Benin : Opositor Lionel Zinsou inelegível por cinco anos

    Cotonou - O opositor beninesne, Lionel Zinsou, foi condenado nesta sexta-feira, em Cotonou, a cinco anos de inelegibilidade e seis meses de prisão suspensa, por uso de documentos falsos, soube a AFP de fonte judiciária.

  • 16/07/2019 16:16:22

    Benin recusa pressa francesa na devolução de objectos saqueados

    Cotonou - Os Governos francês e beninense chegaram a acordo sobre a devolução pela França ao Benin de 26 objectos saqueados pelas tropas coloniais francesas em 1892 nos Palácios Reais do Abomei, mas não se entendem sobre o calendário da reparação histórica.

  • 16/05/2019 10:15:37

    Benin: Novos deputados tomam posse nesta quinta-feira

    Cotonou - A nova Assembleia Nacional saída de uma eleição apenas participada pelos partidos da maioria presidencial vai ser instalada em Porto Novo, nesta quinta-feira, 16, em volto de um forte dispositivo militar, constatou a AFP.