Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

07 Novembro de 2019 | 09h36 - Actualizado em 07 Novembro de 2019 | 13h50

Cem milhões de armas ilegais circulam em África, alerta governante

Brazzaville, Congo - Cem milhões de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre (ALPC) circulam em África, alerta o ministro congolês da Defesa Nacional, Charles Richard Mondjo, citado hoje pela PANA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mondjo fez este alerta quando falava na abertura de um seminário, terça-feira última, em Brazzaville, sobre o reforço da capacidade dos atores do combate à proliferação destas armas.

"As ALPC são uma categoria de armas relativamente fácil de obter. Há cerca de 100 milhões em circulação em África, alimentando a violência, o tráfico ilegal, a caça furtiva, a pirataria marítima e fluvial e afectando a segurança de pessoas e bens", disse o governante.

"A natureza transnacional do tráfico das ALPC e o uso que delas fazem grupos criminosos organizados fazem da luta contra este flagelo um grande desafio para o continente e, portanto, impõem, para a resolução deste, uma abordagem regional", afirmou.

A proliferação de armas, não só dentro dos países africanos, mas também através das fronteiras, constitui um desafio no caminho da paz, da estabilidade e da segurança sustentável no continente.

O seminário sobre o reforço das capacidades dos intervenientes estatais e da sociedade civil, que trabalham na aplicação da Convenção da África Central para o Controlo das ALPC, decorre sob a égide das Nações Unidas, em parceria com a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Assuntos Desarmamento  

Leia também
  • 18/07/2019 11:31:40

    RCA: MINUSCA desarma três grupos rebeldes

    Bangui - Combatentes de três grupos armados depuseram as armas no Oeste da República Centro Africana, anunciaram, quarta-feira, os representantes da Missão da ONU naquele país (MINUSCA), citados pela AFP.

  • 24/10/2018 18:30:02

    Gâmbia: CEDEAO avalia posse de armas ligeiras no país

    Banjul - A Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste (Cedeao), entregou nesta quarta-feira, ao governo da Gâmbia, uma avaliação que confirmou a posse excessiva de armas ligeiras entre a população, acumuladas durante a administração do anterior presidente, Yahya Jammeh, noticiou a Prensa Latina.

  • 28/11/2017 12:38:06

    Rwanda: Campanha de destruição de 130 toneladas de armas e munições expiradas

    Kigali - Uma campanha de destruição de 130 toneladas de armas expiradas foi lançada segunda-feira no Rwanda, no quadro dos seus esforços para lutar contra a proliferação destas armas ligeiras e de pequeno calibre, uma das maiores ameaças à segurança nos países da região da África Oriental, soube a PANA de fonte segura em Kigali.