Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

05 Novembro de 2019 | 01h27 - Actualizado em 05 Novembro de 2019 | 15h19

RDC: Mais de 300 ataques contra equipas de resposta causaram 6 mortos

Kinshasa - Mais de 300 ataques, que causaram seis mortos e 70 feridos, foram registados desde o início do ano contra equipas de resposta contra o Ébola em províncias do leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciaram nesta segunda as autoridades, noticiou a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"Desde o dia 1 de Janeiro foram registados mais de 300 ataques contra profissionais de saúde, que causaram seis mortos e 70 feridos, entre profissionais de saúde e pacientes na RDCongo", refere o Ministério da Saúde num comunicado.

Segundo o documento, os ataques "atrasam e prejudicam" as actividades de resposta ao vírus Ébola, uma vez que impedem o acesso a determinados locais e a execução de intervenções planeadas.

Na noite de sábado, foi assassinado em Ituri um animador de uma rádio local que estava envolvido na luta contra a epidemia.

Em 19 de Abril, um epidemiologista camarões ao serviço da Organização Mundial de Saúde foi morto num ataque de homens armados ao Hospital Universitário de Butembo, na província de Kivu Norte (leste).

"Em todo o caso, as equipas de resposta vão continuar a lutar contra esta doença com o envolvimento das comunidades e da população afectada, incluindo o apoio de todos os parceiros envolvidos", asseguraram as autoridades.

A actual epidemia de ébola no leste do Congo está a afectar zonas remotas e com vários conflitos nas províncias do Kivu Norte, Kivu Sul e Ituri.

Até ao momento foram registadas 2.185 mortes em 3.274 casos identificados, de acordo com as autoridades congolesas.

Assuntos Ataque   RDCongo  

Leia também
  • 05/11/2019 08:58:48

    RDC: 300 ataques armados contra agentes de combate ao ebola

    Kinshasa - As autoridades sanitárias da República Democrática do Congo (RDC) registaram nos últimos 11 meses 300 ataques contra agentes de combate ao ebola, resultando em seis mortes e 70 feridos, segundo uma notícia publicada pela AFP, que cita um boletim diário do Ministério da Saúde.

  • 03/11/2019 13:34:46

    Estado Islâmico reivindica ataque no Mali que fez 54 mortos

    Bamako -O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou neste domingo o ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 54 pessoas, sendo 53 soldados e um civil.

  • 02/11/2019 16:33:21

    República Centro Africana recebe segunda vacina experimental contra o ébola

    Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) recebeu Sexta-feira uma segunda vacina experimental para combater o surto de ébola no nordeste do país, que causou quase 2.200 mortes, confirmaram as autoridades médicas.