Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

15 Março de 2019 | 09h34 - Actualizado em 15 Março de 2019 | 09h34

Côte d'Ivoire: Adiamento da implementação da norma sobre o cacau sustentável

Abidjan - A Cote d?Ivoire e o Ghana decidiram adiar, quarta-feira, a implementação da norma internacional ISO341o1-4 sobre o cacau sustentável e rastreável por pelo menos um ano, noticia a xinhua.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa declaração conjunta publicada pelas respectivas autoridades reguladoras dos dois países, nomeadamente o Conselho do Café-Cacau e Ghana Cocoa Board, os dois maiores produtores de cacau do mundo tomaram essa decisão com o objectivo de introduzir melhorias que levem em conta os interesses de todas as partes interessadas nos dois países.

A norma ISO 34101-4 sobre o cacau sustentável e rastreável enfoca os requisitos para sistemas de gestão de sustentabilidade, requisitos de desempenho para aspectos económicos, sociais e ambientais, requisitos de rastreabilidade e sistemas de certificação.

No seu comunicado, o director-geral do Conselho de Cacau e Café, Yves Brahima Koné, e o director executivo do Ghana Cocoa Board, Joseph Boahen Aidoo, ressaltam a "falta de consenso" entre as partes interessadas na cadeia de valor do café sobre o conteúdo da norma.

Segundo o director executivo do Ghana Cocoa Board, os dois países "não são contra as disposições da norma", mas
considera que tais normas são "inadequadas" para os produtores que devem estar no centro da questão.

A Côte d'Ivoire é principal produtora de cacau, com dois milhões de toneladas e o Ghana, representam 60% da produção mundial daquele produto.

Em 26 de Março de 2018, o Ghana e a Côte d'Ivoire comprometeram-se em definir uma estratégia comum para encontrar uma solução sustentável para os vários desafios do sector.

Assuntos Ghana  

Leia também
  • 13/02/2019 07:58:09

    Togo e Ghana: Conflito marítimo deteriora relações

    Lomé - O Togo e o Ghana correm o risco de envolverem-se numa batalha jurídica relativa a demarcação da sua fronteira marítima numa zona supostamente rica em petróleo.

  • 19/12/2018 13:58:55

    Ghana: País acolhe conferência internacional sobre o HIV/SIDA

    Abidjan - O Ghana acolhe de 14 a 17 de Maio de 2019 a XIII edição da Conferência internacional sobre o tratamento do HIV/SIDA por patogenia e a pesquisa preventiva em condições de recursos limitados (INTEREST), soube a PANA junto do comité organizador:

  • 01/10/2018 08:35:54

    Ghana: Avião do Presidente Addo faz aterragem forçada

    Acra - O Presidente ghanense, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, escapou sábado último de um acidente de aviação, em Washington, quando um dos motores do avião que o transportava parou durante 20 minutos, disse a imprensa o ministro da Informação, Kojo Oppong Nkrumah.