Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

08 Abril de 2019 | 13h08 - Actualizado em 08 Abril de 2019 | 13h08

Força rebelde na Líbia realiza bombardeio aéreo na periferia de Trípoli

Tripoli - A disputa por Tripoli, capital da Líbia, acirrou-se neste domingo, quando as forças rebeldes do Exército Nacional Líbio (ENL), comandadas pelo marechal Khalifa Haftar, enfrentaram as tropas do Governo de União Nacional (GNA), lideradas pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou em nota que Washington está "profundamente preocupada" com os conflitos e por isso busca um "fim imediato" da ofensiva de Haftar. Segundo o político, "não há uma solução militar" para o conflito líbio.

"Nós nos opomos à ofensiva militar das forças de Khalifa Haftar e instamos o fim imediato destas operações militares contra a capital líbia", afirmou no comunicado.

"Os EUA continuarão pressionando os líderes líbios, junto com nossos parceiros internacionais, para que retomem as negociações políticas mediadas pelo enviado especial do secretário-geral da ONU, Ghassan Salamé".

A ofensiva, que já deixou pelo menos 21 mortos e incluiu o bombardeio da periferia de Trípoli, não parou nem mesmo para cumprir um pedido da ONU de uma “trégua humanitária” de duas horas para permitir a evacuação de feridos e civis ao sul da capital.

A Líbia é palco de confrontos desde a queda de Muamar Kadafi, em 2011, mas a ofensiva lançada por Haftar na última quinta-feira para assumir o controlo de Trípoli marca uma importante escalada em sua disputa pelo poder contra Sarraj, cuja autoridade é reconhecida pela comunidade internacional.

Assuntos Líbia  

Leia também
  • 07/04/2019 19:14:02

    Libia:EUA retiram parte de suas tropas

    Washington - Os Estados Unidos decidiram retirar "temporariamente" parte das suas tropas presentes na Líbia devido ao aumento de "distúrbios" no país do norte da África, informou neste domingo o comando das Forças Armadas na África (AfriCom).

  • 02/04/2019 10:43:37

    Líbia: UA propõe conferência de reconciliação nacional

    Tripoli - O presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, propôs na segunda-feira, emTripoli, a realização de uma conferência nacional de reconciliação para resolver a crise política na Líbia, noticiou à Xinhua.

  • 29/03/2019 09:39:50

    Líbia: ANL interpela mais de 100 migrantes ilegais

    Tripoli - O Exército Nacional da Líbia (ANL), informou quinta-feira que interpelou centenas de migrantes ilegais em Tobrouk (Nordeste), dos quais 43 no Sul da cidade, noticiou à Xinhua.