Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

16 Abril de 2019 | 09h48 - Actualizado em 16 Abril de 2019 | 09h48

Sudão: Governo eleito vai decidir se entregará Bashir ao TPI

Addis Abeba - A decisão de entregar o presidente sudanês Omar al Bashir para o Tribunal Penal Internacional (TPI), que quer julgá-lo por genocídio em Darfur, terá que ser tomada por um governo eleito, disse na segunda-feira um representante do conselho militar de transição no poder no Sudão, noticiou a AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

"A decisão de extraditar Bashir ou não para o TPI será tomada por um governo popular eleito e não pelo Conselho Militar de Transição", disse o general Jalaluddin Sheikh, membro do conselho, durante uma conferência de imprensa na embaixada sudanesa na Etiópia

O general estava em Addis Abeba para se reunir com o primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed.

Dois mandados de prisão internacionais pesam sobre Omar al Bashir emitidos pelo TPI em 2009 e 2010 por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra que teriam sido cometidos em Darfur entre 2003 e 2008, pelo menos.

O Conselho Militar declarou que se recusaria a extraditar Bashir ou qualquer outro cidadão sudanês.

Jalaluddin Sheikh também reiterou na segunda-feira a intenção do Conselho Militar de liderar um processo de transição de um "máximo de dois anos", após o qual o poder será entregue a uma autoridade civil.

Assuntos Política  

Leia também
  • 14/04/2019 17:17:30

    Sudão: Manifestantes apresentam exigências aos militares

    Cartum - Os manifestantes sudaneses exigem a instauração de um governo civil e mantêm a pressão sobre os militares no poder, que por sua vez pediram o apoio da comunidade internacional à junta militar para garantir uma "transição democrática".

  • 14/04/2019 11:40:19

    RCA: Portugal lidera missão internacional que já treinou 3.700 militares

    Bangui - Portugal lidera a Missão Europeia de Treino Militar-República Centro-Africana (EUMT-RCA), que envolve 12 países, e que procura reestruturar e dar mais capacidade às Forças Armadas do país, tendo já treinado 3.700 militares.

  • 13/04/2019 05:52:55

    Sudão: Manifestantes comemoram após demissão do chefe da junta militar

    Cartum - No dia seguinte da destituição de Omar Al-Bashir do poder no Sudão, o chefe da junta militar de transição que dirigia o país renunciou sexta-feira e nomeou outro militar para sucedê-lo, uma decisão que foi recebida com alegria pelos manifestantes em Cartum.