Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Maio de 2019 | 17h07 - Actualizado em 10 Maio de 2019 | 17h07

Primeiro-ministro dos camaronês visita regiões anglófonas do país

Yaoundé - O primeiro-ministro dos Camarões, Joseph Dion, iniciou uma visita às regiões anglófonas face à escalada do conflito secessionista neste país africano, anunciou hoje a imprensa local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa dos Camarões

Foto: Divulgação

O Journal du Cameroun informou que o político chegou à cidade de Bamenda (capital da Região do Noroeste) e irá logo para Buea (capital da Região do Sudoeste), consideradas bastiões dos separatistas.

Durante a visita, o primeiro-ministro vai reunir-se com as autoridades locais, administrativas e tradicionais, numa tentativa de acalmar os ânimos.

O francês e o inglês são as línguas oficiais desta nação, embora a maioria da população utilize a primeira e a população anglófona afirma ser marginalizada.

A escalada da violência na parte anglófona eclodiu em 2016 diante da campanha das forças do governo contra os separatistas, muitos deles armados, de acordo com relatórios de organizações de direitos humanos.

Em 2017, os anglófonos saíram às ruas para exigir a separação do governo de língua francesa, na capital Yaoundé.

A este respeito, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, sublinhou na segunda-feira que os Camarões contam com uma janela de oportunidade para evitar mais violências.

O Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC, na sigla em inglês) alertou também alertou para as graves consequências do conflito separatista nos Camarões, que já dura quase três anos.

O secretário-geral do NRC, Jan Egeland, condenou o silêncio da comunidade internacional que, na sua opinião, subestima e negligencia tal crise, segundo o portal Africanews.

Assuntos Camarões  

Leia também
  • 28/04/2019 17:20:02

    Boko Aram volta a matar nos Camarões

    Yaoundé - Cinco mortos é o balanço de um novo ataque do grupo terrorista Boko Aram, na noite sábado último, no norte de Camarões, o que eleva para mais de 50 o número de vítimas mortais em atentados organizados pelo grupo terrorista no país, no mês de Abril.

  • 20/03/2019 09:44:54

    Camarões: Prisão do antigo ministro da Defesa, Mebe Ngo'o

    Yaoundé - Edgar Alain Mebe Ngo'o, antigo ministro da Defesa camaronesa, foi detido recentemente em Yaondé, por ordem do Tribunal criminal especial (TCS), acusado de desvios de fundos públicos e de corrupção.

  • 19/02/2019 19:30:42

    Camarões: Governo distribui mais de 14 milhões de mosquiteiros

    Yaoundé - O governo camaronês vai distribuir gratuitamente 14 milhões 867 mil e 748 mosquiteiros impregnados de longa duração de acção (Milda) no decurso do ano 2019, indicou o ministro da Saúde Pública, André Mama Fouda.