Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

16 Maio de 2019 | 18h20 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 19h49

África do Sul: Primeira mulher negra no país escala maior monte do mundo

Cidade do Cabo - A sul-africana Saray Khumalo fez história nesta quinta-feira ao tornar-se na primeira mulher negra africana a escalar o Monte Everest, o mais alto do mundo situado no Himalaia, fronteira com o Nepal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da África do Sul

Foto: Divulgação

Empresária, de 28 anos, chegou ao cimo da montanha na madrugada desta quinta-feira, após quatro tentativas.

"De toda África, parabéns por ter chegado ao topo, Saray", lê-se nas páginas do Facebook dos seus patrocinadores, que confirmaram que ela estava mesmo abaixo do pico sul, mas na zona extrema e que deve voltar ao acampamento de base no próximo sábado.

Há dois anos, Khumalo, nascida na Zâmbia, foi evacuada de helicóptero perto do cimo de Pic Everest, depois de ter ficado com problemas de respiração.

Em 2012, ela escalou o Monte Kilimanjaro para arrecadar fundos para as Bibliotecas Nelson Mandela, uma organização de caridade.

Cathy O'Dowd e Ian Woodall foram os primeiros sul-africanos a “plantar” a bandeira da África do Sul no pico em 1996.

A expedição, apoiada pelo então presidente sul-africano, Nelson Mandela (1994-1999), foi marcada por uma tragédia: uma equipa sul-africana foi sacudida por uma violenta tempestade que matou oito alpinistas, incluindo o fotógrafo sul-africano, Bruce Herrod.

A 26 de Maio de 2003, Sibusiso Vilane tornou-se o primeiro sul-africano negro a atingir o cimo desta montanha de oito mil 848 metros de altura.

Assuntos Polidesporto  

Leia também
  • 16/05/2019 17:59:41

    Cerca de mil atletas já inscritos para os Iº Jogos Africanos de Praia

    Praia - Nove centos atletas em representação de 48 país já estão inscritos para disputarem os primeiros Jogos Africanos de Praia, previstos para 14 a 23 de Junho próximo, na cidade de Santa Maria, anunciou na quarta-feira, na cidade da Praia, o ministro cabo-verdiano dos Desportos, Fernando Elísio Freire.

  • 18/07/2016 03:04:59

    Cabo Verde: CPLP tem condições desportivas

    Santa Maria - O Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, reconheceu este domingo a existência de condições políticas e sociológicas para uma "maior harmonização" entre as políticas do desporto e da juventude na CPLP.

  • 12/05/2016 19:17:35

    Etiópia: Sob pressão, país reforça luta anti-doping no atletismo

    Adis Abeba - Abalada por suspeitas de doping, a Etiópia passou a intensificar os controlos depois de entrar na mira da Federação de Internacional de Atletismo (IAAF), que colocou em risco a participação do país em competições internacionais.