Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Maio de 2019 | 18h40 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 20h44

RDC: Desconfiança comunitária dificulta esforços contra Ébola no país

Kigali - A persistência de focos de resistência e a desconfiança entre as comunidades locais estão a travar os esforços de conter a transmissão do vírus Ébola no leste da República Democrática do Congo (RDC), declarou sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

bandeira da RDC

Foto: Angop

Num comunicado a que a PANA teve acesso, em Kigali, capital rwandesa, a OMS indica que outros factores subjacentes ao aumento crescente do número de casos são a insegurança que dificulta o acesso às zonas de risco e a relutância em participar nas actividades de resposta, particularmente nas províncias do Kivu-Norte e Ituri.

De acordo com a agência da ONU, apesar do aumento persistente dos casos de Ébola, a transmissão continua mais intensa em sete áreas de alto risco (Katwa, Mabalako, Mandima, Butembo, Musienene, Kalunguta e Beni).

As estimativas mostram que essas zonas de saúde juntas representam a grande maioria (93%) dos casos notificados, nos últimos 21 dias, entre 24 de Abril e 14 de Maio de 2019.

Um novo caso relacionado com os do Katwa foi relatado esta semana na zona de saúde de Alimbongo, de acordo com informações recebidas.

Embora os actuais modos de transmissão também ilustrem os desafios colocados pelos casos provenientes de zonas de saúde de alto risco, as estimativas indicam que, até 14 de Maio, foram notificados mil 739 casos confirmados e prováveis de doença Ébola, incluindo mil 147 mortes, uma taxa de letalidade de 66 porcento.

Durante este período, foram relatados novos casos em 91 áreas de saúde repartidos por 18 das 22 áreas de saúde afectadas até agora, de acordo com a OMS.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 17/05/2019 09:47:05

    ONU apoia mobilização de saúde para levar vacinas e nutrição a crianças em Moçambique

    Maputo - Quase dois meses após a passagem do ciclone Idai por Moçambique, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apoiaram o governo local, na semana passada, a realizar uma ?semana de saúde? em resposta aos desafios vividos pela população, cita o site das Nações Unidas.

  • 12/08/2018 19:22:24

    Novo surto de ébola na RDCongo com 22 casos confirmados

    Kinshasa - O novo surto de Ébola no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) soma já 22 casos confirmados, segundo os últimos dados divulgados pelo ministério da saúde do país.

  • 24/07/2018 06:07:48

    Libéria: Mulher suspeita de infectar família

    Monróvia - O vírus Ebola pode ter se tornado latente em uma paciente que se acreditava estar curada e supostamente contaminou a sua família, adverte um grupo de pesquisadores em um estudo publicado segunda-feira