31 Maio de 2019 | 11h28 - Actualizado em 31 Maio de 2019 | 11h28
Camarões: Registado um caso de pólio, quatro anos depois do seu banimento
Yaoudé - As autoridades sanitárias camaronesas anunciaram, em Yaoundé, terem registado um caso de pólio, no Extremo Norte do país, quatro anos d seu desaparecimento.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Imagem de crianças a serem vacinadas contra a poliomielite
Foto: LUANDA
Num comunicado que publicou quarta-feira, o Ministério da Saúde fala do “surgimento de uma nova epidemia de poliomielite, depois da confirmação de um caso de pólio- vírus do tipo 2 detectado nas análises efectuadas, nos arredores da localidade de Mada”.
Mada, está situada no Extremo Norte, fronteiriço com o Tchad e a Nigéria.
Segundo o governo, a descoberta do vírus constitui “uma urgência de saúde pública”, e disse ter tomado as medidas que impõem, das quais a organização de uma campanha de vacinação.
O objectivo é de travar a progressão da doença nos próximos 90 dias, em todo o território nacional.
A poliomielite, que pode ser estancada com vacina, é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge o sistema nervoso, engendrando paralisias irreversíveis em algumas horas.
A mesma atinge, particularmente as crianças.
Em 2015, os Camarões foram declarados isentos da poliomielite, segundo o Ministério da Saúde.
Uma fonte do Ministério da Saúde atribui o regresso da doença aos vários movimentos transfronteiriços das populações e, nalguns casos, a recusa da vacina.
Assuntos Camarões
Leia também
-
13/05/2019 17:12:08
Camarões: Presidente Biya disposto a dialogar com separatistas anglófonos
Yaoundé - O presidente camaronês, Paul Biya, está disposto a dialogar com os separatistas anglófonos, anunciou o seu primeiro-ministro, Joseph Dion Nguté, que efectua há vários dias uma digressão na região anglófona do noroeste dos Camarões.
-
10/05/2019 17:07:50
Primeiro-ministro dos camaronês visita regiões anglófonas do país
Yaoundé - O primeiro-ministro dos Camarões, Joseph Dion, iniciou uma visita às regiões anglófonas face à escalada do conflito secessionista neste país africano, anunciou hoje a imprensa local.
- 28/04/2019 17:20:02
Boko Aram volta a matar nos Camarões
Yaoundé - Cinco mortos é o balanço de um novo ataque do grupo terrorista Boko Aram, na noite sábado último, no norte de Camarões, o que eleva para mais de 50 o número de vítimas mortais em atentados organizados pelo grupo terrorista no país, no mês de Abril.