Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Junho de 2019 | 17h36 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 19h36

Egipto alberga primeiro fórum africano sobre luta contra corrupção

Cidade do Cabo - O Egipto acolhe desde hoje o primeiro Fórum Africano sobre a Luta contra a Corrupção, por iniciativa do presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, soube a PANA de fonte oficial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira do Egipto

Foto: Divulgação

A iniciativa foi tomada em Janeiro de 2018 pelo Presidente al-Sissi, quando liderava a delegação do seu país à cimeira da União Africana (UA). 

O fórum visa encorajar os países africanos a adoptarem políticas e programas de trabalho que permitam a erradicação da corrupção e favorecer uma consciência comum entre todas as partes do continente sobre os perigos que representa este flagelo, nomeadamente em relação aos esforços de desenvolvimento e de  modernização

Nele participam ministros africanos da Justiça e do Interior, presidentes das instâncias de luta contra a corrupção e representantes dos serviços de luta contra bens mal adquiridos, entre outros responsáveis de alto nível.

O programa do fórum, que termina nessa quinta-feira, prevê cinco sessões.

Segundo índices internacionais, África perde anualmente quase 50 biliões de dólares americanos, devido  à corrupção e a movimentos de capitais ilegais.

Participam no fórum 51 países africanos e quatro árabes e asiáticos como convidados, precisamente a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, a Jordânia e o Kuwait.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 03/05/2019 08:58:27

    Comité Central da Frelimo reúne-se hoje

    Maputo - O Comité Central da Frelimo, partido no poder, reúne-se a partir de hoje na província de Maputo, para avaliar o grau de preparação para as eleições gerais de 15 Outubro, informou hoje a Lusa.

  • 22/04/2019 17:34:41

    UA convoca cimeiras de urgência para debater crises no Sudão e Líbia

    Cairo - As crises no Sudão e na Líbia vão ser debatidas nesta terça-feira no Cairo, em duas cimeiras de urgência convocadas pelo chefe de Estado egípcio e presidente em exercício da União Africana (UA), Abdel Fattah al-Sisi.

  • 18/02/2019 13:25:24

    RDC: Felix Tshisekedi reúne-se com Joseph Kabila em Kinshasa

    Kinshasa - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, reuniu-se neste domingo, em Kinshasa, com o seu predecessor, Joseph Kabila Kabange, na sua residência em Cité de l'Union Africaine (UA), informou nesta segunda-feira a PANA.