Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Junho de 2019 | 16h03 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 19h37

Presidente da Nigéria toma posse para o segundo mandato

Abuja - O presidente Muhammadu Buhari celebrou, nesta quarta-feira, a Jornada da Democracia e o início do seu segundo mandato à frente da Nigéria, na presença de chefes de estado africanos e de delegações da Venezuela e da Coreia do Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira da Nigéria

Foto: Foto divulgação

Muhammadu Buhari, de 76 anos, pronunciou um esperado discurso, no qual comprometeu-se a "consolidar as conquistas obtidas nos primeiros quatro anos" e a diversificar a economia para não depender mais dos recursos petrolíferos.

Afirmou também que as últimas eleições presidenciais foram consideradas "livres, democráticas e sem violência", embora vários observadores tenham denunciado "graves carências" na organização do pleito.

Este é o primeiro "Dia da Democracia" na Nigéria, para relembrar as primeiras eleições livres do país, em 12 de Junho de 1993.

A disputa seguiu-se ao assassinato do presidente iorubá MKO Abiola e ao restabelecimento das ditaduras militares. Também marca o lançamento oficial do segundo mandato de Buhari, reeleito em Fevereiro deste ano, após

tomar posse numa cerimonia "sóbria" em 29 de Maio, durante a qual não discursou e não assistiu ao jantar de gala organizado em sua homenagem.

No acto desta quarta-feira participaram os presidentes do Ruanda, Gâmbia, Gana, Libéria e Namíbia.

A Venezuela e a Coreia do Norte enviaram os vice-presidentes.

O ex-general Buhari, que já dirigiu a Nigéria em 1983 durante as ditaduras militares, foi eleito democraticamente pela primeira vez em 2015.

Assuntos Política  

Leia também
  • 11/06/2019 19:36:05

    Sessão do parlamento da Guiné-Bissau marcada por momentos de tensão

    Bissau - O início da segunda sessão ordinária do parlamento da Guiné-Bissau ficou nesta terça-feira marcado por momentos de tensão com os ânimos de alguns deputados bastantes exaltados, mas a maioria acabou por aprovar a ordem do dia.

  • 27/05/2019 18:08:53

    Presidente Mutharika é reeleito no Malawi

    Blantyre - O actual presidente do Malawi, Peter Mutharika, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos com 38,57 por cento de votos, à frente do líder da oposição, Lazarus Chakwera (35,41%), anunciou a Comissão Eleitoral nesta segunda-feira.

  • 24/05/2019 19:11:13

    Boris Johnson confirma candidatura à sucessão de Theresa May no R.Unido

    Genebra - O ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou nesta sexta-feira, na Suíça, que concorrerá à liderança do Partido Conservador para suceder Theresa May, o que lhe daria também a chefia do governo, horas depois da actual primeira-ministro ter anunciado que deixará o cargo a sete de Junho.