Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

13 Junho de 2019 | 11h23 - Actualizado em 13 Junho de 2019 | 13h26

Presidente egípcio abre fórum africano contra a corrupção

Sharm El-Sheikh - O presidente egípcio, Abdel-Fattah El-Sisi, disse neste quarta-feira (12), na cidade de Sharm El-Sheikh, que para se combater a corrupção em África será necessário o impulso da cooperação política, judicial e legislativa entre os países africanos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Abdel Fattah al-Sisi, Presidente do Egipto (arquivo)

Foto: MOHAMMED AL-SHAIKH

O chefe de Estado egípcio fez este pronunciamento quando presidia a sessão de abertura do Fórum Africano de Combate à Corrupção (AAFC), que aquela cidade costeira do Egipto acolhe deste quarta-feira.

O evento conta com a participação de 48 países africanos, quatro nações árabes e nove organizações internacionais, entre os quais do Tribunal de Contas, do Ministério do Interior de Angola, entre outras.

O presidente El-Sisi, considerou, ainda a corrupção como um dos maiores obstáculos ao crescimento económico e ao desenvolvimento sustentável do continente, facto que, no seu entender, tem posto em risco as “aspirações legítimas dos povos africanos baseadas nos ideais de liberdade e igualdade”, asseverou.

“Combater a corrupção e mudar a realidade do nosso continente só pode ser alcançado através de esforços concertados, desenvolvendo visões comuns e impulsionando os mecanismos de coordenação africano para coibir este mal”, afirmou El-Sisi.

Abdel-Fattah El-Sisi detém desde Janeiro deste ano, por 12 meses, a presidência rotativa da União Africana.

Egípto alberga este importante fórum dois anos após ter subscrito a Convenção Continental sobre Prevenção e Combate à Corrupção, o principal quadro legal de erradicação deste perverso acto que tem causado inúmeros prejuízos ao desenvolvimento de África.  

Assuntos Egipto  

Leia também
  • 06/06/2019 11:55:56

    Egipto: Polícia mata 14 alegados terroristas

    Cairo - A Polícia egípcia matou 14 supostos terroristas na cidade de Arish, depois do ataque de quarta-feira, a dois postos de controlo naquela mesma região, que resultou na morte de pelo menos oito agentes, disse nesta quinta-feira.

  • 05/06/2019 10:39:51

    Egipto: Ataque terrorista mata quatro soldados no Sinai

    Cairo - Pelo menos quatro elementos das Forças de segurança do Egipto morreram nesta quarta-feira, 5, na sequência de um ataque protagonizado por supostos elementos do estado islâmico, no Egipto, noticia a AFP.

  • 19/05/2019 20:40:43

    Explosão fere dezassete turistas no Egipto

    Cairo - Sete turistas sul-africanos e 10 egípcios ficaram feridos na tarde deste domingo, quando o autocarro em que circulavam foi atingido por uma explosão na cidade egípcia de Giza.