Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Junho de 2019 | 14h09 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 14h08

Uganda: Aumenta para três o número de casos de Ébola

Kampala - Aumentou para três, o número de casos positivos de ébola, no Uganda, depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter identificado dois casos suplementares no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dístico do Vírus ÉBOLA

Foto: Divulgação

A informação surge depois de o ministro ugandês da Saúde ter anunciado, no mesmo dia, um primeiro caso de uma criança de cinco anos identificado na fronteira com a Republica Democrática do Congo (RDC), confirmado pela OMS na sua conta Twitter, e que acabou por morrer.

Segundo a OMS que continua a citar a ministra ugandesa da Saúde, Ruth Aceng, os três casos são positivos e serão tratados no Uganda.

O contágio das vítimas fora do território da RDC representa uma ameaça para o trabalho das autoridades sanitárias, que têm monitorizado e isolado potenciais infectados com Ébola ao longo da fronteira do país.

Desde o início da epidemia, declarada em Agosto de 2018 na RDC, os números do Ministério da Saúde congolês apontam para dois mil e 62 infectados, dos quais mil e 968 confirmados em laboratório, 94 casos prováveis, enquanto 569 pessoas já foram curados.

De acordo com o Ministério da Saúde da RDC, há 280 casos suspeitos sob investigação e seis novos casos confirmados em várias localidades da província de Kivu Norte e Ituri: três em Mabalako, um em Beni, um em Musienene e outro em Mandima.

A epidemia de Ébola assola as províncias de Kivu Norte e Ituri, no nordeste da RDC.

Em Abril, um comité de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que o surto na RDC, ainda que seja "profundamente preocupante", ainda não constitui uma emergência mundial.

A transmissão internacional de uma doença é um dos factores principais para que a OMS declare que um vírus constitua um estado de emergência mundial.

Além disso, 113 profissionais de saúde foram infectados com o vírus do Ébola, dos quais 37 morreram, de acordo com o Ministério da Saúde da RDC.

Segundo o Ministério da Saúde, até ao dia 09 de Junho foram vacinadas 131 mil e 860 pessoas e atendidas 64 milhões 841 mil e 584 pessoas nos centros de tratamento.

A RDC já foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira manifestação do vírus no país africano, em 1976.

 

 

Assuntos Uganda  

Leia também
  • 11/06/2019 22:33:57

    Uganda confirma primeiro caso de Ébola do surto congolês

    Kampala - O Governo ugandês anunciou hoje um caso de um paciente infectado no Uganda com o vírus do Ébola, naquele que é o primeiro caso no exterior do surto iniciado na República Democrática do Congo (RDC).

  • 14/05/2019 17:07:54

    Etiópia e Uganda reforçam relações diplomáticas

    Addis Abeba - Os governos da Etiópia e do Uganda decidiram fortalecer as suas relações diplomáticas e incrementar os laços económicos, revela hoje um comunicado oficial divulgado em Addis Abeba.

  • 18/03/2019 18:05:42

    PAM cessa distribuição de cereais no Uganda

    Kampala - O Programa Alimentar Mundial (PAM) deuxou de distribuir um cereal no Uganda após a morte de duas pessoas e a intoxicação de uma centena de outras pelo seu presumível consumo, anunciou hoje a agência da ONU neste país africano.