Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

07 Julho de 2019 | 00h39 - Actualizado em 07 Julho de 2019 | 13h55

Sudão: Nações Unidas saúdam acordo concluído entre autoridades militares e manifestantes civis

Cartum - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, congratulou-se sexta-feira com um acordo concluído pelo Conselho Militar de Transição(CMT), no poder no Sudão, e grupos pró-democracia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nova Iorque: Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres (arquivo)

Foto: Pedro Parente

Num comunicado transmitido à PANA em Cartum, Guterres afirmou que a sua instituição está pronta para ajudar o Sudão durante o período de transição.

O SG da ONU diz-se “encorajado pelo acordo concluído a 5 de Julho corrente entre as Forças para a Liberdade e Mudança e o Conselho Militar de Transição a fim de criar órgãos de direcção da transição.

Felicitou a União Africana (UA) e a Etiópia pelo seu papel de mediação nas negociações realizadas pelo Sudão.

Os seus parabéns são extensivos à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) pelo seu apoio a este processo difícil.

O SG da ONU encoraja todas as partes envolvidas a garantirem a aplicação rápida, inclusiva e transparente do acordo e resolverem todas as questões pendentes através do diálogo.

Disse congratular-se igualmente com  o compromisso assumido pelas partes sudanesas de realizarem um inquérito independente sobre actos de violência perpetradas contra manifestantes pacíficos, nomeadamente a 3 de Junho último.

"O Secretário-Geral das Nações Unidas exprimiu a sua solidariedade ao povo sudanês e reiterou o compromisso da ONU de apoiar o processo de transição”, concluiu a nota.

Assuntos África  

Leia também
  • 07/07/2019 00:51:56

    Governo promete cerca de 10 mil dólares aos malianos nos oitavos-de-final

    Bamako - Os jogadores malianos vão receber, cada, um prémio excepcional de cinco milhões de francos CFA (cerca de 10 mil dólares americanos) cada, em caso de uma vitória sobre a Costa do Marfim, nos oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol 2019, no Egipto, promete o ministro maliano da Juventude e Desportos, Arouna Modibo Touré.

  • 07/07/2019 00:35:05

    Cabo Verde pronto para ratificar acordo de livre comércio em África, diz governo

    Praia - Cabo Verde está prestes a ratificar o acordo de livre comércio em África, depois do documento já aprovado em Conselho de Ministros, declarou este sábado na cidade da Praia o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares.

  • 07/07/2019 00:25:02

    Futebolista senegalês Sadio Mané lidera classificação de goleadores do CAN no Egipto

    Cidade do Cairo - O futebolista senegalês Sadio Mané assumiu sozinho a liderança na classificação dos goleadores do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2019, em curso no Egipto, graças à sua realização contra o Uganda, sexta-feira, nos oitavos-de-final, o que eleva o seu total de golos a três.