Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

12 Julho de 2019 | 17h33 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 17h32

Níger e Espanha desmantelam 59 grupos criminosos de tráfico de pessoas

Madrid - A cooperação entre a Espanha e o Níger na luta contra as redes de tráfico de pessoas permitiu desmantelar 59 grupos criminosos e deter 264 pessoas desde Janeiro de 2017, anunciaram hoje as autoridades espanholas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Níger

Foto: Divulgação

Citado pela agência espanhola, Efe, a polícia nacional espanhola refere que Janeiro de 2017 foi a data de início da atividade da Equipa Conjunta de Investigação-Níger (ECI-Níger), que termina em Dezembro deste ano, e dados os "bons resultados obtidos", está prevista que seja renovada por mais três anos.

Esta cooperação entre Espanha e Níger foi financiada pelo Fundo Fiduciário para a África da União Europeia, e tem a sua base de operações em Niamey, capital do Níger, com o apoio de duas sedes nas cidades de Agadez (norte do Níger) e Zinder (oeste), integrando 12 polícias do Níger, três espanhóis e três franceses.

A polícia destaca o impacto do projecto na diminuição da imigração ilegal que tem a Europa como destino pela chamada "rota nigerina", provavelmente a mais importante das que desembocam no Mediterrâneo.

A equipa, liderada pela Espanha, concentra-se no desmantelamento das redes criminosas que utilizam o extenso território do Níger para seguir depois via Argélia-Marrocos ou via Líbia para chegar à Europa.

Para prender as 264 pessoas foram realizadas um total de 183 operações. Além disso, 57 veículos e 15 motas que foram usadas pelas redes na rota nigeriana foram apreendidas.

Assuntos Níger  

Leia também