Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

14 Agosto de 2019 | 12h10 - Actualizado em 14 Agosto de 2019 | 12h10

Preços aumentam 1,2% em Julho em Cabo Verde - INE

Praia - Os preços junto dos consumidores de Cabo Verde aumentaram 1,2% entre Junho e Julho, segundo a estimativa divulgada hoje (14) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano, noticia a Lusa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o índice de Preços no Consumidor Nacional (IPC) de Julho, este valor representa uma subida menos acentuada (-0,1 pontos percentuais) face ao aumento de 1,3% registado entre Maio e Junho.

O INE refere ainda que em Julho, o IPC registou uma variação média de 1,2% nos últimos 12 meses.

"Este resultado situa-se ao nível do que o indicador vem apresentando desde o segundo trimestre de 2018, denotando uma estagnação desta taxa, à volta de 1,1%", lê-se na estimativa divulgada hoje.

O Banco de Cabo Verde justificou este mês a manutenção das taxas de juro com indicadores que apontam para "um desempenho favorável da economia nacional", embora reconhecendo um abrandamento da procura interna e o aumento das pressões inflacionistas no segundo trimestre.

Em comunicado divulgado em 09 de Agosto, o banco central referiu que após a reunião ordinária de Julho, o Comité de Política Monetária da instituição "decidiu propor a manutenção dos actuais níveis de taxas de juro", tendo em conta os indicadores económicos disponíveis.

As taxas de juro directora, de facilidade permanente de absorção de liquidez e de redesconto permanecem assim inalteradas em 1,5%, 0,1% e 5,5%, respectivamente.

 Habitualmente, as variações nas taxas de juro são utilizadas para controlar a evolução da inflação.

Assuntos Cabo Verde  

Leia também
  • 12/08/2019 23:39:23

    Cabo Verde: Ministro rejeita culpa na morte de criança à espera de vaga

    São Filipe - O ministro da Saúde cabo-verdiano afirmou esta segunda-feira que não houve qualquer atraso na homologação do pedido de transferência para Portugal de uma criança de quatro anos, que morreu sem viajar e sem receber tratamento, afastando responsabilidade no caso.

  • 12/08/2019 10:37:16

    Investimento em Cabo Verde aumenta mais de 50% no primeiro trimestre

    Praia - Cabo Verde garantiu mais de 3.140 milhões de escudos (28,4 milhões de euros) em Investimento Directo Estrangeiro (IDE) no primeiro trimestre de 2019, um aumento homólogo de 55,3%, com Portugal a liderar na origem dos investimentos.

  • 09/08/2019 17:22:56

    Governo cabo-verdiano estuda alargamento de impostos

    Praia - O Governo cabo-verdiano comprometeu-se, junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), com um plano de monitorização da cobrança do IVA e a estudar, até final do ano, o alargamento de impostos em Cabo Verde.