Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

22 Agosto de 2019 | 09h26 - Actualizado em 22 Agosto de 2019 | 09h26

Zimbabwe: Acusado de corrupção, antigo vice-presidente em liberdade sob caução

Harare - Phelekezela Mphoko, um antigo vice-presidente do Zimbabwe, sob a governação de Robert Mugabe, acusado de corrupção, foi libertado quarta-feira, depois de ter pago uma caução equivalente a 100 dólares americanos, disse à AFP o seu advogado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Zimbabwe

Foto: Tarcísio Vilela

O mesmo é acusado de ter ordenado à Polícia de libertar dois responsáveis de empresas públicas que haviam sido presos.

De 79 anos, o político zimbabweano foi libertado depois de uma breve comparência perante o tribunal de Bulawayo, segunda cidade do país, devendo voltar a comparecer no próximo dia 04 de Setembro.

Segunda-feira, o antigo governante fugiu à alta velocidade dos membros da Comissão Nacional Anti-Corrupção (ZACC) que tentaram aproximar-se do seu veículo, em frente a sede da Policia de Bulawayo, aonde deveria apresentar-se.

Considerado fugitivo, a partir daquela acção, Mphoko declarou ter sido informado que lhe seria injectado um produto tóxico, caso fosse detido.

A acusação contra si intervêm duas semanas de pois da exoneração e prisão da ministra do Turismo, Prisca Mupfumira, depois de ser indiciada por causa do desaparecimento de 94 milhões de dólares, quando, ainda controlava a pasta da Protecção social.

Em prisão preventiva, Mupfumira é o primeiro membro do governo do Presidente Emmerson Mnangagwa a ser exonerada e detida por um caso de corrupção.

Assuntos Zimbabwe  

Leia também
  • 20/08/2019 12:49:46

    Ex-vice-presidente zimbabweano declarado fugitivo

    Harare - O ex-vice-presidente do Zimbabwe Phelekezeka Mphoko foi declarado nesta terça-feira fugitivo da justiça, na altura em que foi convocado pela Comissão Anti-Corrupção para responder a alegações de abuso de poder, noticiou a Prensa Latina.

  • 19/08/2019 15:40:01

    Zimbabwe : Polícia proíbe marcha da oposição

    Bulawayo (Zimbabwe) - As forças de Defesa e Segurança do Zimbabwe proibiram, nesta segunda-feira, uma marcha da oposição, em Bulawayo (Sudoeste).

  • 09/08/2019 13:54:09

    Ministra do Zimbabwe destituída por suspeitas de desvio de fundo

    Harare - O Governo do Zimbabwe demitiu a titular da pasta do Turismo, Prisca Mupfumira, por suspeitas de implicação no desvio de 94 milhões de dólares do fundo de pensões nacional, segundo fontes governamentais.