Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

06 Setembro de 2019 | 19h03 - Actualizado em 06 Setembro de 2019 | 19h02

Moçambique: Missa no Zimpeto marca fim da visita do Papa

Maputo - O Papa Francisco visitou esta manhã o Hospital de Zimpeto, antes de celebrar uma missa no Estádio de Zimpeto e a cerimónia de despedida no aeroporto de Maputo (Moçambique), de onde partirá o avião papal para Antananarivo, Madagáscar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

PAPA Francisco (Foto arquivo)

Foto: Google Divulgação

"Eu penso que a missa será o ponto mais alto desta visita, porque, para além dos cristãos católicos que estarão lá, também muitas outras pessoas de outras congregações religiosas e até não crentes vão para lá porque todos acreditam que o Papa traz uma mensagem de paz e de união. E, mais eu penso que será o momento em que ele vai deixar as suas últimas palavras", considera a jornalista Jacinta Nhamitambo.

Encontros com a sociedade civil e com jovens foram dois dos momentos marcantes da visita que o Papa Francisco efectua a Moçambique desde quarta-feira.

Jacinta Nhamitambo faz uma avaliação positiva desta visita que tem como lema Paz, Esperança e Reconciliação: "O Papa foi muito claro nas suas palavras ao afirmar que não basta termos a paz e a reconciliação, mas é preciso cada um de nós assumir esta reconciliação e isso ele disse que passa pela fé que cada um tem do compromisso de viver num país tranquilo".

"Juntos, com opiniões diferentes"

O Papa Francisco prometeu orar para que a paz e reconciliação prevaleça para sempre em Moçambique  e convidou a Igreja Católica no país a ser uma "porta de solução", encorajando o diálogo.

"Um dos desafios que ele lançou para os moçambicanos, por meio dos jovens, foi o de não resignar, significa que nós devemos acreditar em nós próprios", diz Jacina Nhamitambo.

Durante um encontro do Chefe da Igreja Católica com a sociedade civil, o Presidente Filipe Nyusi apresentou os líderes dos partidos da oposição com assento no parlamento, nomeadamente Ossufo Momade, da Renamo, e Daviz Simango, do MDM, um gesto que "foi uma manifestação clara de que podemos caminhar juntos mesmo com opiniões diferentes", considera a jornalista.

Milhares de pessoas têm saído à rua para saudar o Papa desde o início da sua visita na última quarta-feira.

Esta é a primeira visita de um Papa a Moçambique desde a deslocação de João Paulo II em 1988.

A visita acontece numa altura em que os moçambicanos estão num processo de paz e reconciliação.

E, para Jacinta Nhambitambo, o impacto será positivo: " Por um lado, será encarnar em todos, particularmente, os nossos governantes, para assumirem que apenas o diálogo será o caminho para resolver todas as diferenças que nós temos. Os moçambicanos devem viver juntos neste território, apesar das diferenças que têm e também a riqueza que nós temos deve ser distribuída por todos, devemos reduzir as assimetrias".

Assuntos Moçambique   Papa   Visita  

Leia também
  • 06/09/2019 18:06:35

    Papa aponta Eusébio e Mutola com exemplos a seguir pelos jovens

    Maputo - O Papa Francisco apontou esta quinta-feira, em Maputo, Eusébio da Silva Ferreira e a campeã olímpica Lurdes Mutola como exemplos de perseverança e luta contra a resignação perante as dificuldades.

  • 05/09/2019 17:02:29

    Papa Francisco critica "pilhagem e espoliação"

    Maputo - O Papa Francisco criticou hoje "a pilhagem e espoliação" em Moçambique, apelando ao desenvolvimento inclusivo, durante um discurso no palácio presidencial da Ponta Vermelha, em Maputo.

  • 05/09/2019 16:54:56

    Moçambique vai ter primeira lei de agricultura em 2020

    Maputo - Moçambique vai ter a primeira lei da agricultura no próximo ano, como contributo para a melhoria do desempenho do sector e articulação entre as diferentes entidades da área, anunciou fonte do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA).