Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

06 Setembro de 2019 | 11h21 - Actualizado em 07 Setembro de 2019 | 06h29

Zimbabwe: Robert Mugabe na história do seu país

Harare - Nascido aos 21 de Fevereiro de 1924, em Kutama, antiga Rodésia do Sul, o primeiro Presidente do Zimbabwe , Robert Gabriel Mugabe, estudou em Fort Hare, África do Sul, tendo depois sido professor no Ghana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Robert Mugabe

Foto: Francisco Miúdo

Em 1960, regressa à Rodésia do Sul e, em 1963, depois de abandonar a ZAPU de Joshua Nkomo, funda o seu próprio partido, a União Nacional Africana do Zimbabwe (ZANU).


Preso, em 1964, Robert Mugabe licencia-se por correspondência em economia e direito.

Libertado em 1975, vai à Moçambique, assume a direcção do braço armado da ZANU, e lança uma guerrilha contra o regime minoritário de Ian Smith que, em 1965, proclamara unilateralmente a independência do país.

A guerra contra a minoria branca dura de 1975 a 1979, e provoca cerca de 30 mil mortes. Neste período, a ZANU e a ZAPU criam a Frente Patriótica,  co-liderada com Joshua Nkomo, apoiada pelos cinco países da linha da frente, nomeadamente Angola, Botswana, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.

Negociações são iniciadas, em Londres, entre os representantes da guerrilha e o poder branco, que terminam em 1979, com os acordos de Lancaster House.

A 18 de Abril de 1980, Mugabe torna-se Primeiro-ministro do Zimbabwe, depois das eleições gerais, formando um governo composto por elementos da ZANU e da ZAPU, e toma medidas para melhorar as condições de vida dos negros.

Três por cento dos brancos que compunham a população zimbabweana ocupa 20 % dos lugares no Parlamento.


Lança uma reforma agrária, e os primeiros confiscos de terra provocam uma catástrofe agrícola, por o Reino Unido não ter indemnizado os brancos como prometido no quadro do Acordo de Lancaster House.

Em 1987, a ZANU e a ZAPU fundem-se em ZANU-PF,  Mugabe é eleito Presidente do país, reeleito em 1991 e em 1996.

Os brancos perdem todas as terras e abandonam o país.

A crise acentua-se, ele é forçado a demitir-se, em Novembro de 2017, substituído na presidência pelo seu antigo braço-direito, Emmerson Mnangagwa.

Robert Mugabe morreu sexta-feira, 06 de Setembro, por doença, em Singapura, aos 95 anos, segundo noticiou a BBC.

Assuntos Zimbabwe  

Leia também
  • 06/09/2019 06:33:35

    Morreu ex-presidente do Zimbabwe Robert Mugabe

    Harare - O primeiro presidente do Zimbabwe pós-indepedência, Robert Mugabe, morreu por doença nesta sexta-feira, em Singapura, aos 95 anos de idade, confirmou a família à BBC.

  • 22/08/2019 09:26:46

    Zimbabwe: Acusado de corrupção, antigo vice-presidente em liberdade sob caução

    Harare - Phelekezela Mphoko, um antigo vice-presidente do Zimbabwe, sob a governação de Robert Mugabe, acusado de corrupção, foi libertado quarta-feira, depois de ter pago uma caução equivalente a 100 dólares americanos, disse à AFP o seu advogado.

  • 20/08/2019 12:49:46

    Ex-vice-presidente zimbabweano declarado fugitivo

    Harare - O ex-vice-presidente do Zimbabwe Phelekezeka Mphoko foi declarado nesta terça-feira fugitivo da justiça, na altura em que foi convocado pela Comissão Anti-Corrupção para responder a alegações de abuso de poder, noticiou a Prensa Latina.