Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

09 Setembro de 2019 | 15h39 - Actualizado em 09 Setembro de 2019 | 16h13

Líder opositor sul-sudanês volta a Juba pela 1ª vez desde acordo

Juba - O líder opositor sul-sudanês Riek Machar chegou hoje ao Sudão do Sul para reunir-se com o presidente do país, Salva Kiir, na sua primeira viagem ao país desde Outubro do ano passado, quando visitou Juba após acordo para encerrar 15 anos de guerra.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O assessor de segurança da presidência sul-sudanesa e chefe do Comité do período transitório, Tut Galuak, afirmou nesta segunda-feira à Agência Efe que Machar dirigiu-se directamente ao palácio presidencial em Juba, capital do país, para abordar com Kiir as questões pendentes do acordo de paz assinado há um ano na Etiópia.

"O objectivo desta visita é tratar todos os casos pendentes no acordo de paz. Estes encontros servem para conseguir a paz no Sudão do Sul", destacou o assessor.

Galuak acrescentou que o líder opositor foi acompanhado pelo general Mohammed Hamdan Dagalo, conhecido como 'Hemedti', considerado como o homem forte do Exército do Sudão, país que actuou como mediador no processo sul-sudanês.

"A visita de Machar, que actualmente reside no Sudão, aconteceu após a suspensão de um encontro que estava previsto em Julho passado em Adis-Abeba, pela rejeição do Governo sul-sudanês a realizar reuniões fora de Juba", explicou o assessor.

Hemedti acompanhou Machar porque o líder opositor tem que viajar para o Sudão do Sul acompanhado de alguém do alto escalão do vizinho do norte até que sejam resolvidos os pontos discordantes do pacto. Além disso, amanhã, o general se reunirá com os rebeldes sudaneses exilados no Sudão do Sul.

Assuntos Conflito   Sudão do Sul  

Leia também