Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

11 Setembro de 2019 | 17h20 - Actualizado em 13 Setembro de 2019 | 15h16

Restos mortais do ex-presidente Mugabe no Zimbabwe

Harare - Pelo menos duas mil pessoas, incluindo o presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, receberam nesta quarta-feira (11) os restos mortais do ex-presidente Robert Mugabe no aeroporto de Harare, capital do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ex-presidente Robert Mugabe (Foto arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

O ex-líder do Zimbabwe, que governou o país desde a independência em 1980 até sua renúncia em Novembro de 2017, morreu sexta-feira (6) aos 95 anos em Cingapura, onde esteve em tratamento.

Segundo a Prensa Latina, a guarda de honra aguardava a chegada do avião que trazia o caixão coberto com a bandeira do Zimbabwe, escoltado por membros das forças armadas.


O corpo foi levado para a sua residência em Harare e quinta-feira será transferido para o estádio Rufaru, em Mbare, nos arredores da capital do país, local onde o ex-presidente assumiu o cargo em Abril de 1980. Neste local, a população prestará homenagem póstuma, antes da procissão partir para a sua terra natal em Zvimba.

No sábado, será anunciado o percurso de Rober Mugabe no Estádio Nacional de Harare com capacidade para cerca de 60 mil pessoas. O funeral está previsto para domingo (15).

Mugabe foi forçado a renunciar o cargo devido a protestos populares apoiados pelos militares e pela liderança do partido que fundou e liderou, a União Africana Nacional da Frente Patriótica do Zimbabwe, por permitir o acesso de um grupo que aspirava usurpar o poder e no meio de uma profunda crise económica iniciada em 2009.

Assuntos Zimbabwe  

Leia também
  • 12/09/2019 18:42:41

    Presidentes de 11 países africanos confirmam presença no funeral de Mugabe

    Harare - Presidentes de 11 países africanos, bem como outras personalidades do continente, comparecerão ao memorial do ex-presidente do Zimbabwe Robert Mugabe, marcado para sábado em Harare, Zimbabwe, anunciou hoje o vice-secretário da presidência, George Charamba.

  • 06/09/2019 11:21:32

    Zimbabwe: Robert Mugabe na história do seu país

    Harare - Nascido aos 21 de Fevereiro de 1924, em Kutama, antiga Rodésia do Sul, o primeiro Presidente do Zimbabwe , Robert Gabriel Mugabe, estudou em Fort Hare, África do Sul, tendo depois sido professor no Ghana.

  • 06/09/2019 06:33:35

    Morreu ex-presidente do Zimbabwe Robert Mugabe

    Harare - O primeiro presidente do Zimbabwe pós-indepedência, Robert Mugabe, morreu por doença nesta sexta-feira, em Singapura, aos 95 anos de idade, confirmou a família à BBC.