Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

04 Janeiro de 2020 | 12h23 - Actualizado em 04 Janeiro de 2020 | 12h23

Líbia: Haftar apela a mobilização da população contra intervenção turca

Tripoli- O marechal Khalifa Haftar, que tenta desde Abril conquistar Tripoli, capital da Líbia, apelou à "mobilização geral" de toda a população para defender "a honra" do país contra uma eventual intervenção militar da Turquia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da Líbia

Foto: Divulgação

"Aceitámos o desafio e declaramos a ‘jihad’ (guerra santa) e a mobilização geral", afirmou Haftar, durante um discurso transmitido pela estação televisiva al-Hadath, que apoia a causa do marechal líbio, citado pela agência France Presse.

Khalifa Haftar exortou "todos os líbios" a pegar em armas, "homens, mulheres, soldados e civis", para defender "a honra" do país, apelando também para que se coloquem "as diferenças de lado".

Os deputados turcos aprovaram, na sexta-feira, uma moção que permite ao presidente Recep Tayyip Erdogan enviar militares para a Líbia em apoio do Governo de Acordo Nacional (GAN), reconhecido internacionalmente e em dificuldades face a um poderoso rival.

O Governo de Sarraj, reconhecido pelas Nações Unidas, enfrenta as forças de Haftar, que é apoiado por vários países como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Egipto, três rivais regionais de Ancara.

O GAN, sediado em Tripoli, é alvo desde Abril de uma ofensiva do Exército Nacional Líbio do marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste do país.

Existem preocupações de que as forças turcas possam agravar o conflito líbio, mas Ancara diz que o destacamento pode ser necessário para salvaguardar os interesses turcos na Líbia e no Mediterrâneo

Assuntos Líbia  

Leia também