Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

15 Janeiro de 2020 | 04h52 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 13h53

Manifestantes incendeiam esquadras na Guiné Conakry

Conakry - Duas esquadras foram incendiadas esta terça-feira, na cidade de Pita, a 200 quilómetros de Conakry, no segundo dia de protestos contra a eventual candidatura do presidente Alpha Condé a um terceiro mandato, indicam as autoridades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Alpha Condé - Presidente da República da Guiné Conacry (arquivo)

Foto: Pedro Parente

"A sede da esquadra territorial e o comissariado central da polícia de Pita foram apedrejados, saqueados e incendiados pelos manifestantes", indicou, num comunicado o Ministério da Segurança.

Uma testemunha, citada pela agência France-Presse e que pediu anonimato, disse que foram centenas de manifestantes que "aproveitaram a oportunidade para roubar armas e alimentos.

A Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC), um colectivo de partidos, sindicatos e membros da sociedade civil que vem liderando o protesto nos últimos três meses, convocou uma mobilização "maciça" e "ilimitada" por todo o país desde segunda-feira.

Dois manifestantes foram mortos na segunda-feira durante os confrontos com as autoridades policiais em Conakry e Labé (norte), de acordo com fontes concordantes das autoridades e da oposição.

Assuntos África  

Leia também
  • 14/01/2020 10:26:17

    França e países do Sahel prometem reforço militar contra 'jihadistas'

    Paris - A França e os países do G5 Sahel (Níger, Tchad, Mauritânia, Burkina Faso e Mali), reunidos segunda-feira na cimeira de Pau, em França, anunciaram numa declaração conjunta que vão fortalecer a cooperação militar contra ataques jihadistas na região, noticiou a Lusa.

  • 13/01/2020 17:05:46

    EUA admitem reduzir a sua presença militar em África

    Bruxelas - Os Estados Unidos admitiram hoje reduzir a sua presença militar em África, o que pode colocar em risco os esforços feitos pelos europeus para ajudar a região na luta contra os jihadistas.

  • 10/01/2020 18:31:26

    Mais de 20 países africanos vão a eleições em 2020

    Joanesburgo - Mais de duas dezenas de países africanos vão este ano a eleições, com as atenções centradas nas presidenciais na Côte d'Ivoire, em Outubro, e nas gerais da Guiné Conakry, em Fevereiro, e do Ghana, em Dezembro.