Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

10 Fevereiro de 2020 | 22h03 - Actualizado em 10 Fevereiro de 2020 | 22h36

SADC reconhece resultados das eleições gerais na Namíbia

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) sancionou a decisão do Tribunal Supremo da Namíbia que validou os resultados das eleições presidenciais de 27 de Novembro de 2019, ganhas pelo Presidente cessante, Hage Geingob.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da da SADC

Foto: portal.angop.ao

A posição vem expressa numa declaração assinada pelo Chefe de Estado do Zimbabwe, na qualidade de Presidente do Orgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC, Emmerson Dambudzo Mnangagwa.
Na referida declaração, a SADC exorta o governo da Namíbia e as autoridades eleitorais a seguirem as recomendações do Tribunal Supremo, e insta todas as partes envolvidas no processo a respeitarem a decisão daquela instância da justiça.
A organização regional felicita as partes que questionaram os resultados eleitorais por terem-no feito através dos mecanismos legais e em obediência a constituição e a lei eleitoral vigente no país.
A Namíbia realizou eleições gerais no dia 27 de Novembro de 2019, tendo as presidenciais sido ganhas pelo Presidente cessante e líder da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), que governa o país desde a independência em 1990, Hage Geingob, com 56,3% dos votos.
No entanto, partidos da oposição denunciaram o que chamaram de fraude eleitoral e "uma multiplicidade de irregularidades sem precedentes", e recorreram ao Tribunal Supremo para arbitrar a disputa.
 

Assuntos África  

Leia também
  • 07/02/2020 16:07:55

    OMS reforça apoio em África devido ao coronavírus

    Brazzaville - A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a reforçar o apoio em África na detecção e gestão de casos suspeitos do novo coronavírus e a elaborar uma resposta robusta para o surgimento da primeira ocorrência no continente, indica uma nota de imprensa desta agência das Nações Unidas chegada hoje à Angop.

  • 07/02/2020 06:21:28

    Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló diz que vai tomar posse no dia 27

    Bissau - Umaro Sissoco Embaló, dado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) como o vencedor das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, disse quinta-feira que vai tomar posse no próximo dia 27, com ou sem o consentimento do Parlamento do país.

  • 06/02/2020 22:40:47

    PR moçambicano nomeia 15 vice-ministros

    Maputo - O Presidente da República, Filipe Nyusi, reconduziu, nesta quinta-feira, Adelaide Amurane para o cargo de ministra na Presidência para Assuntos da Casa Civil e nomeou 15 vice-ministros.