Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

16 Maio de 2020 | 10h14 - Actualizado em 16 Maio de 2020 | 10h13

RDC: Exército zambiano ocupa as localidades de Kibanga e Kalubamba, em Moba - Governo congolês

Kinshasa - O Exercito zambiano ocupa as localidades congolesas de Kibanga e Kalumba, território de Moba, província do Tanganyika (Centro - Sul), denunciou sexta-feira, 15, em Kinshasa, o ministro da Defesa, Aimé Ngoy Mukena, citado pela AFP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da República Democrática do Congo

Foto: António Escrivão

O governante congolês denunciou o facto durante a trigésima primeira reunião do Conselho de ministros orientada pelo Presidente Antoine Félix Tshisekedi.

No entanto, o mesmo responsável militar afastou um possível confronto entre os dois Exercitos, garantindo que as Forças Armadas Congolesas (FARDC) estavam atentas a qualquer desenvolvimento.

No passado dia 14, um comunicado do governo assinado pelo ministro da Comunicação social, Jolino Makelele Diwampovesa, indicava que havia uma fuga maciça das populações da localidade de Moliro, situada a 450 quilómetros de Moba, provocada pelas incursões das forças zambianas.

Recorde-se que desde há um mês que o Exercito zambiano ocupa a localidade de Moliro, criando uma psicose de guerra na população da região.

Assuntos RDCongo  

Leia também
  • 16/05/2020 09:53:33

    RDC: Motoqueiros exigem dissolução da Assembleia Nacional

    Kinshasa - Um grupo de motoqueiros congoleses que se identificam como apoiantes do Presidente Félix Tshisekedi, manifestaram-se sexta-feira, 15, em frente à Assembleia nacional, em Kinshasa, exigindo a dissolução daquela instituição legislativa.

  • 13/05/2020 14:33:53

    RDC: Vital Kamehere substituído interinamente pelo seu adjunto

    Kinshasa - A Presidência da República Democrática do Congo (RDC), anunciou terça-feira, 12, em Kinshasa, a substituição de vital Kamehere, pelo seu adjunto, Desiré Casimir Kolongele Eberande.

  • 11/05/2020 12:03:38

    RDC: Um jovem tenta imolar-se para exigir libertação de Vital Kamerhe

    Bukavu (RDC) - Um jovem militante do partido União para a Nação Congolesa (UNC), liderado por Vital Kamhere, tentou imolar-se nesta segunda-feira, 10, em Bukavu, capital da província do Kivu-Sul (Leste), para exigir a libertação do seu presidente, segundo o jornal congolês “7sur7.cd”.