Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

23 Maio de 2020 | 16h00 - Actualizado em 23 Maio de 2020 | 15h59

Egipto: Morreu o escultor Adam Henein, aos 91 anos

Cairo - O célebre escultor egípcio Adam Henein, que participou na restauração do grande Fénix de Guizeh, morreu sexta-feira, no Cairo, aos 91 anos, anunciou o ministério da Cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa da República do Egipto

Foto: Divulgação

 “O palco das artes visuais perde um génio, um símbolo”, disse a ministra egípcia da Cultura, Inês Abdel-Dayem, citada num comunicado.

Nascido em 1929 no Cairo, no seio de uma família de oleiros e joalheiros, aos oito anos modelou em argila a imagem do rei Ramsès II, farão da XIX dinastia (1301-1236 antes de Jesus Cristo.

Diplomado da escola de Belas Artes de Cairo, em 1953, viajou para Munich, Alemanha, para completar a sua formação académica, vivendo depois, em Paris, antes de regressar ao país.

No ano de 1990, participou do projecto restauração do grande-Fénix no planalto de Guizeh, ao lado de celebres pirâmides epónimas

Em 1996, fundou o Simpósio internacional da cultura de Assouan, que reuniu artistas de todo o mundo para trabalhar o granito.

A sua obra, exposta no Egipto, na Europa e noutros continentes foi várias vezes distinguida com o premio de mérito nacional para as artes, em 1998, e o premio Moubarak, em 2014.

Assuntos Egipto  

Leia também
  • 22/05/2020 23:17:51

    Membros da Irmandade Muçulmana detidos no Egipto

    Cairo - Cinco alegados membros da Irmandade Muçulmana, considerada uma "organização terrorista" pelo Governo egípcio, foram detidos por elaborarem reportagens "fabricadas" para "minar a segurança e estabilidade do país", anunciou hoje o ministério do Interior.

  • 18/05/2020 08:31:02

    Libertada sob fiança directora de jornal digital independente do Egipto

    Cairo - A jornalista Lina Attalah, directora do jornal digital Mada Masr, considerado o último 'media' independente no Egipto, foi libertada na noite de domingo sob fiança após ter sido detida no final da manhã quando realizava uma entrevista no Cairo.

  • 03/05/2020 15:58:08

    Egipto anuncia morte de 18 'jihadistas' no Monte Sinai

    Cairo - As forças de segurança egípcias mataram 18 alegados 'jihadistas' na península do Monte Sinai (nordeste), dois dias após um ataque mortal às forças armadas, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (IS), anunciou o Ministério do Interior.