Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

17 Junho de 2020 | 16h22 - Actualizado em 17 Junho de 2020 | 16h20

Covid-19: Cabo Verde reforça testes à doença com mais dois laboratórios

Praia - O Governo cabo-verdiano está a preparar a instalação de um segundo laboratório de testes à covid-19 na cidade da Praia e outro na ilha do Sal, indica um relatório sobre as medidas adoptadas durante o estado de emergência.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa de Cabo Verde

Foto: Divulgação

De acordo com o documento, entregue ao parlamento, o Estado de Cabo Verde investiu mais de 5,7 milhões de escudos desde Março, em pleno período de estado de emergência (que vigorou, por ilhas, de 29 de Março a 29 de Maio) na instalação do novo Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), no Hospital Dr. Agostinho Neto, na Praia, para realizar os testes moleculares, por PCR (Polymerase Chain Reaction), à covid-19.

Este primeiro laboratório entrou em funcionamento a 15 de Março, sendo que até essa data todas as amostras eram enviadas para análise em Portugal, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, procedimento que custou, em termos logísticos, com o transporte das amostras biológicas, 45.289 escudos.

Entretanto, desde 05 de Junho que funciona na ilha de São Vicente um segundo laboratório do INSP, para servir o norte do arquipélago, processo que envolveu a aquisição de dois equipamentos de PCR por quase 9,5 milhões de escudos.

“Com perspectivas de abertura de mais um laboratório na cidade da Praia e na ilha do Sal”, lê-se no documento.

Actualmente, os dois laboratórios do INSP já em funcionamento processam mais de 100 amostras por dia e está prevista a “aquisição de 1.000 testes e de uma câmara de segurança para o reforço do laboratório de virologia”, com instalação prevista para o final de Junho.

O director nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia, anunciou esta semana que o país já realizou mais de 21 mil testes, entre diagnostico de covid-19 (PCR) e de anticorpos (para detectar contactos e imunidade criada à doença. Acrescentou na mesma altura que alguns privados já estão a fazer testes rápidos e avançou que brevemente a Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV) vai passar a realizar testes PCR, para apoiar a resposta das autoridades de saúde.

Cabo Verde regista um acumulado de 781 casos de covid-19 desde 19 de Março. Destes, sete acabaram por morrer, mas 354 foram considerados recuperados.

Assuntos Cabo Verde  

Leia também