Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

30 Junho de 2020 | 15h18 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 21h49

Ministro do Interior do Níger demite-se para preparar a presidencial

Niamey - O ministro nigerino do Interior, Mohamed Bazoum, candidato presidencial do partido no poder, demitiu-se segunda-feira para preparar a eleição presidencial prevista para o ano em curso, e foi substituído por Alkache Alhada, indica um comunicado lido na televisão pública.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mapa do Níger

Foto: Divulgação

“A sua saída do Governo visa preparar com calma a eleição presidencial, como candidato do partido no poder”, disse a AFP um dos seus próximos colaboradores.

De 60 anos, Bazoum, chave mestra dos dois mandatos do Presidente Mahamadou Issoufou, foi confirmado em Março de 2019 como candidato do Partido Nigerino para a Democracia e o Socialismo (PNDS, no poder).

A primeira volta das eleições presidenciais está prevista para 27 de Dezembro de 2020.

Ministro do Interior desde 2016, Bazoum, que também já foi ministro dos Negócios Estrangeiros, foi considerado um dos homens mais poderosos do país desde ascensão do actual chefe de Estado que está no fim do seu segundo e último mandato, conforme reza a Constituição.

O pleito, terá outros três candidatos de renome, como Hama Amadou, do Movimento Democrático Nigerino (MODEN); Seïni Oumarou,do Movimento para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD) e  Mahamane Ousmane, antigo Presidente da República entre 1993 e 1996.

O antigo chefe da diplomacia, Ibrahim Yacouba, e o general Salou Djibo, ex-chefe da Junta militar de Fevereiro de 2010 e  2011, que se candidata pela primeira vez a uma eleição presidencial  sob a insígnia do partido Paz –Justiça – Progresso  (PJP), anunciaram também as suas candidaturas, segundo a AFP.

Assuntos Níger  

Leia também
  • 25/06/2020 19:16:45

    Trabalhadores da ONG internacional raptados no Níger por jihadistas

    Niamey - Dez trabalhadores da ONG nigeriana Action and Impact Programme in the Sahel (APIS) foram raptados quarta-feira por 'jihadistas', enquanto distribuíam alimentos numa aldeia no sudoeste do Níger, perto do Burkina Faso, disse hoje aquela organização.

  • 01/06/2020 18:46:28

    Níger: Pelo menos três mortos em ataque jihadista a abrigo para refugiados

    Niamei - Pelo menos três civis, incluindo dois refugiados, foram mortos no domingo durante um ataque 'jihadista' a um abrigo de refugiados malianos, na região de Tahoua, zona ocidental do Níger, anunciaram hoje as Nações Unidas, citadas por agências internacionais.

  • 28/05/2020 10:46:19

    EUA doam equipamentos militares a Exército nigerino

    Niamey, Níger - Os Estados Unidos doaram nesta quarta-feira ao Níger um lote de equipamentos militares destinados às Forças Armadas Nigerinas (FAN), no valor de 780 milhões de francos CFA (cerca de um milhão 430 mil dólares americanos), soube-se de fonte oficial.