Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

18 Outubro de 2020 | 12h47 - Actualizado em 18 Outubro de 2020 | 12h47

Ex-presidente da Zâmbia diagnosticado com cancro

Lusaka - O ex-presidente zambiano Rupiah Banda foi diagnosticado com cancro, anunciou este sábado, em Lusaka, o seu gabinete num comunicado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com Chibeza Mfune, vice-administrador do gabinete de Rupiah Banda, o quarto Presidente da Zâmbia de 83 anos de idade decidiu anunciar a sua doença por já ter servido os Zambianos como Presidente republicano.

"Fiz este anúncio em reconhecimento do facto de que, embora se trate de um assunto pessoal e privado, que inicialmente só era do conhecimento dos meus parentes mais próximos, o povo zambiano, que me deu a honra de me servir como chefe de Estado e ao qual estarei eternamente grato e endividado, merece saber que me foi diagnosticado cancro", disse.

Banda lembrou que perdeu a sua primeira esposa, Hope, na sequência de um cancro e que, quis o destino, a sua actual mulher e ex-primeira-dama, Thandwe, "é uma sobrevivente do cancro".

Portanto, "os seus conselhos, encorajamento e apoio, nascidos da sua experiência após ter lutado com sucesso contra este tipo de doença, são para mim uma grande fonte de inspiração e conforto", acrescentou.

O antigo Presidente pediu o apoio dos Zambianos, afirmando que "enquanto continuo a lutar contra  esta terrível doença, peço-vos que rezeis e, com a graça de Deus, serei capaz de a derrotar".

Assuntos Zâmbia  

Leia também