Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

26 Março de 2012 | 06h29 - Actualizado em 26 Março de 2012 | 23h10

Executivo da Lunda Norte possui orçamento para questões ambientais

Preservação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala

Foto: Angop



Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, afirmou domingo, em entrevista ao “Espaço Público” da Televisão Pública de Angola (TPA), que o executivo da província e Endiama têm nos seus programas de investimento público para 2012 uma rubrica concernente a conservação do meio ambiente.


Ernesto Muangala disse, na ocasião, que o governo tem estado preocupado com a preservação e conservação do meio ambiente, realçando a existência de orientações expressas nesse sentido.


Disse haver acções em curso que visam a reposição dos solos e reflorestamento das áreas depois de trabalhos de extracção de diamantes.


Das medidas constam igualmente a criação de viveiros e recolha de sementes locais para o início da plantação da xeringueira (planta da burracha) nas zonas devastadas por actividades mineiras.


“Há acções desenvolvidas pela Endiama e suas associadas para dizer também que é uma das orientações a todos os projectos diamantíferos e eles têm cumprido”, referiu.


Informou que para defesa do meio está ser levado a cabo acções como a construção de bacias de decantação para evitar que o material provenientes das lavarias de tratamento sejam lançados directamente para os rios evitando o assoreamento e poluição dos mesmos


O governante indicou que a abertura de canais nos rios logo após extracção do minério, bem como a análise regular da água em pontos estratégicos para evitar que as populações locais consumam água contaminada são, entre outras, as medidas em curso na defesa do ambiente.

       

Leia também