Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Ambiente

26 Novembro de 2015 | 18h17 - Actualizado em 26 Novembro de 2015 | 18h16

Namibe: Governador promete empenho contra caça furtiva no Iona

Namibe - O governador do Namibe, Rui Falcão, disse hoje (quinta-feira), nesta cidade, que o seu pelouro vai continuar empenhado no combate à caça furtiva que se tem verificado no Parque Nacional do Iona, onde são abatidos animais de forma desordenada.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Rui falcão falava após o acto de apresentação do relatório sobre o estudo das comunidades e o plano integrado de Gestão do parque Nacional do Iona, apresentado hoje nesta cidade à sociedade local.

O governante disse que o governo do Namibe não vai permitir que alguém mate animais que estejam em circulação, mesmo fora do parque Nacional do Iona.

"E isto para dizer que se alguém está a combater a caça furtiva no Namibe é o governo provincial, nunca iriamos permitir que nestes dois espaços (dentro e fora) se abatam animais em circulação, pois quem o assim fizer será punido", advertiu.

Lamentou ainda pelo facto de hoje verificar-se muito manada fora do interior dos limites do parque do que no próprio parque, o que constitui uma preocupação acrescida.

Outra preocupação que foi aflorada na apresentação do referido relatório foi a hibridação das zebras, que está preocupar imenso, não só o governo do Namibe, mas também os ambientalistas e ecologistas, pois medidas urgentes devem ser tomadas, segundo ainda o governador.

Exemplificou que de sete grupos de 10 animais que foram encontrados fora do limite do parque os machos alfa são burros e nestas manadas já começam a haver um número significativo daquilo que se chama zebroides.

 

Leia também
  • 03/02/2019 16:33:37

    Tempo em Angola

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de segunda-feira (dia 04), para a região Norte do país, a ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada por vezes de trovoada em alguns municípios das províncias do Zaire, Cabinda, Bengo, Uíge, Malanje, Lunda Sul e Lunda Norte durante a manhâ e ao entardecer.

  • 02/02/2019 19:21:32

    Previsão do tempo

    Luanda - O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê, até às 18h00 de domingoo (dia 03), para a região norte do país, a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada, por vezes, de trovoada em alguns municípios das províncias de Cabinda, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul durante a noite e ao longo da tarde.

  • 01/02/2019 15:33:06

    Fixada quota para importação de hidroclorofluocarbonos

    Luanda - Cento e setenta toneladas de hidroclorofluocarbonos (HCFCs) é quantidade que 42 empresas em Angola estão autorizadas a importar este ano.

  • 01/02/2019 14:04:23

    Elaboração de relatório sobre biodiversidade previsto para Março

    Luanda - A elaboração do sexto Relatório Nacional para a Convenção da Biodiversidade (6RNB) está prevista para Março de 2019, devido a transferência tardia dos fundos, no valor de 207.551 dólares.